O Distrito 4730 de Rotary International sob a liderança do Governador Marcelo Augusto Passos (2025-2026) e que congrega os oitenta clubes rotários da Capital, da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Litoral, Sudeste e da região dos Campos Gerais, foi oficialmente reconhecido como sendo de Utilidade Pública Estadual.
A iniciativa parlamentar advém do Projeto de Lei nº 825/2025 do Deputado Anibelli Neto (MDB) e o título foi concedido através da sanção da Lei nº 22.894, de 10 de dezembro de 2025, sancionada pelo Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior e publicado no Diário Oficial do Estado nº 12.046 de 10/12/2025.
Os Títulos de Utilidade Pública são concedidos pela Assembleia Legislativa desde os anos 1950. Com a concessão, as instituições podem celebrar convênios, contar com isenção de impostos e estão aptas a receber recursos públicos. Isto dá às entidades um fôlego financeiro para ampliar, qualificar e melhorar os serviços, beneficiando diretamente os paranaenses.
Leia também
A declaração oficial de Utilidade Pública se torna um reconhecimento de que as instituições preenchem uma lista de requisitos, provando que são sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade, sempre em consonância com o seu objetivo social. Com o título, as organizações podem se inscrever em editais. Com isso, a declaração de Utilidade Pública beneficia entidades que atuam em diversos segmentos – esportivas, de proteção animal, meio ambiente, cuidados com crianças e idosos.
O autor da proposição que reconhece o Distrito 4730 de Utilidade Pública Estadual, Deputado Anibelli Neto é o proponente e presidente da Sessão Solene comemorativa ao Dia do Rotariano Paranaense, celebrado anualmente na data de 27 de abril em alusão ao dia da admissão em Rotary International do Rotary Club de Curitiba, o 1º clube rotário da capital do Estado em 1933.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz

