A iniciativa é inspirada no projeto Dossiê da Mulher Carioca, da ex-vereadora Marielle Franco, aprovado postumamente, em 2018
Nesta quarta-feira (3), por ocasião da posse da nova coordenação da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), e em razão da proximidade do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a vereadora Professora Josete (PT) anunciou o protocolo do projeto de lei que cria o Dossiê das Mulheres.
Pela proposição, passa a ser obrigação do Município reunir, anualmente, todas as estatísticas públicas relacionadas ao gênero feminino, e publicá-las no Diário Oficial do Município (005.00066.2021).
A iniciativa é inspirada no projeto Dossiê da Mulher Carioca, da ex-vereadora Marielle Franco, aprovado postumamente, em 2018, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Naquele ano, ela e o motorista Anderson Gomes foram assassinados, num crime de repercussão nacional que continua sem solução.
Desde então, o Instituto Marielle Franco, criado para manter viva a memória da política, tem incentivado a reprodução dos preceitos defendidos por ela por meio de uma agenda comum. Em Curitiba, Josete é uma das duas vereadoras eleitas que aderiu à Agenda Marielle Franco – a outra é Carol Dartora (PT).
“A produção do Dossiê das Mulheres em Curitiba visibilizará periodicamente as estatísticas de violência contra as mulheres, a partir dos fontes das políticas públicas, contribuindo para a construção de políticas públicas intersetoriais mais eficazes de acolhimento e proteção”, diz Josete, na justificativa da proposição.
“Também auxiliará na identificação de possíveis assimetrias entre regiões do município e entre os diferentes perfis de mulheres, evidenciando as prioridades e enfoques de atuação do poder público”, garante a parlamentar.
Continue lendo na Câmara Municipal de Curitiba