A Região do Vale do Ribeira do Paraná abrange os municípios de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçú, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná, com a maioria da população residindo em áreas rurais.
A economia dos municípios da região é fortemente influenciada pela agricultura familiar, pela extração mineral, vegetal e animal, resultando em comunidades com grande potencial nas atividades agropecuárias.
Leia também
Devido às características naturais únicas da região, o Vale do Ribeira, atravessado pelo rio homônimo, possui um considerável potencial turístico, que engloba diversas modalidades, como ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural e turismo cultural.
Destacam-se atividades como espeleoturismo, que envolve a exploração de cavernas e grutas, trilhas a pé, trekking e ciclismo.
Além disso, há os tradicionais atrativos naturais, como pesca, e programas alternativos voltados ao bem-estar físico e mental.
O desenvolvimento do turismo na região surge como uma alternativa para o crescimento sustentável, proporcionando geração de renda para as comunidades locais e estabelecendo-se como um meio de proteção e gestão dos recursos naturais da região.