Ela disse sim (1956). A história de Paulo Moretti e Dorothy Jansson, por Marcos Kidricki Iwamoto

WhatsApp
Facebook
Da esquerda para a direita, Paulo Gorski e Linea Jansson Gorski, Paulo Moretti e Dorothy Jansson Moretti, Dulce Gomes Pineiro Jansson e Gustavo Adolpho Jansson

Nos anos de 1950, Foz do Iguaçu estava longe de ser um destino comum para viajantes, tendo em vista a distância e a falta de estradas, acessível somente por um pequeno aeroporto.

O termo “lua de mel” vem do antigo costume nórdico, onde os recém-casados consumiam hidromel na primeira lua cheia após a união.

No sentido moderno, a expressão se refere ao momento memorável do casal com início logo após a festa, como uma viagem dos sonhos.

Nos anos 50, a cidade de Foz do Iguaçu estava longe de ser um destino comum para viajantes, tendo em vista a distância e a falta de estradas, acessível somente por um pequeno aeroporto.

No entanto, este destino misterioso foi o local escolhido pelo casal o Sr. Paulo Moretti e a Sra. Dorothy Jansson, em 1956. Eles sonhavam em conhecer as famosas Cataratas do Iguaçu

Chegaram de avião pelo antigo “Aeroporto Parque Nacional do Iguaçu”, onde hoje fica o Gresfi

Ele, escriturário do DER-SP e ela professora de inglês, poetisa e cantora lírica. Se conheceram durante uma viagem de trem para Itararé (SP), como não reparar na loira bonita do vagão?

Leia também

Com uma “Rolleflex” na mão, fizeram registros incríveis da viagem, com uma qualidade ótima. Utilizaram a câmera que pertenceu ao famoso fotógrafo, Sr. Claro Jansson, o pai da noiva

Hospedaram-se no antigo “Hotel Cassino” e no “Viejo Hotel de las Cataratas” do lado argentino. Juntos a familiares próximos, curtiram demais nossa fronteira, o que fica nítido pelas fotos.

A realização de um sonho, conhecer as Cataratas do Rio Iguaçu 

Infelizmente, o Paulo e a Dorothy não estão mais entre nós. Porém, deixaram o legado de um amor eterno, mantido vivo no coração do seu filho que nos presenteou com essas fotos históricas.

Viva o amor!

Marcos Kidricki Iwamoto é Auditor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

AQUI para ver mais fotos desta incrível história

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *