Eleições 2020: Foz do Iguaçu terá nove candidatos a prefeito na eleição de 15 de novembro

WhatsApp
Facebook

Os partidos políticos e as coligações de Foz do Iguaçu deixaram para o último momento de encerrar o prazo das convenções para indicar seus representantes na campanha majoritária – prefeito e vice-prefeito. Mudanças de última hora provocaram surpresa entre os eleitores. Prazo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrar as candidaturas termina dia 26 de setembro.

Dos 14 pré-candidatos anunciados antes das convenções, nove tiveram os nomes confirmados pelos partidos aos quais pertencem ou coligações (que reúnem duas ou mais legendas).  Além da confirmação do registro de candidaturas, o calendário da eleição prevê que a propaganda eleitoral, inclusive na internet, fica liberada a partir do dia 27 de setembro e a diplomação dos eleitos acontece até 18 de dezembro. Os candidatos que tiverem as candidaturas aprovadas pelo TSE vão disputar os votos do 183.306 iguaçuenses aptos para votar nestas eleições.

Os acertos de última hora mudaram o quadro daquilo que anunciavam os pré-candidatos, dando um verdadeiro nó na cabeça dos eleitores, que se pergunta: Se tudo estava certo antes, por que mudou de repente? O GDia fez um esboço das dobradinhas que o eleitor iguaçuense irá se deparar na propaganda eleitoral e nas urnas, no dia 15 de novembro.

O PCdoB, que havia anunciado não participar do processo eleitoral, indicou Aneocir José Lauermann, o Alemão, como candidato a prefeito. Para compor a chapa majoritária, a legenda buscou nos próprios quadros o nome de Diego Carvalho para vice-prefeito.

O empresário e advogado Cassio Lobato, do Patriota, que havia deixado a ata da convenção em aberta, fechou parceria com o PV e terá como vice o arquiteto Ricardo Albuquerque, do PV. Na campanha, eles querem discutir temas como a geração de emprego e renda para as mais de 60 mil pessoas e cortes de “gastos desnecessários”.

Mudança

Uma das grandes surpresas da definição das convenções veio do prefeito Chico Brasileiro (PSD), que abriu mão de repetir a dobradinha com o vice Nilton Bobato (MDB) e optou pelo nome do Delegado Francisco Sampaio, do PSD. A alteração foi necessário para o prefeito fechar a coligação entre PSD, MDB, PTB, PSC, PL, PSB e Solidariedade.

O PT confirmou o nome de Luiz Henrique, como já havia definido em prévia. Ele terá como vice Marcelo Arruda, do mesmo partido. Nelton Friedrich (PDT) e Amilton Farias (Rede Sustentabilidade) foram confirmados pelos partidos e se lançam em uma coligação reunindo os ideais de defesa ambiental, entre outros temas.

Por: GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *