O Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu vai mobilizar 2,3 mil mesários e agentes de apoio para trabalhar nas eleições, no dia 15 de novembro. Os convocados irão receber aproximadamente 200 mil eleitores, somando os de Santa Terezinha de Itaipu. Os trabalhadores terão todos os cuidados previstos nos protocolos sanitários para evitar contágios de Covid-19.
Nas eleições deste ano, os eleitores vão votar para prefeito e vice e vereadores. Em Foz do Iguaçu, estão habilitados para votar 183.306 cidadãos cadastrados na 46ª e 147ª zonas eleitorais. Nesta segunda, estão cadastrados mais 17.219 eleitores de Santa Terezinha de Itaipu, segundo o Fórum Eleitoral.
Em relação ao pleito de 2018, a novidade é que este ano foram reduzidos quatro locais de votação (os eleitores foram transferidos para locais maiores). No rezoneamento, a 46ª terá um local a menos (de 39 para 38) e a 147ª três a menos (de 28 para 25). A mudança deixou mais igualitário o total de eleitores entre ambas, afirmou a Assistente da Central de Atendimento ao Eleitor, Nerli Vieira.
Ao todo, o Fórum Eleitoral terá 475 seções distribuídos nos 63 locais de votação de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. Cada equipe é formada por quatro mesários: presidente, primeiro e segundo mesários e secretário. “Mais umas 200 pessoas entre secretários dos locais de votação, transmissores, junta eleitoral, etc”, contou Nerli.
Protocolos sanitários
De acordo com a Assistente da Central de Atendimento ao Eleitor, o Fórum está convocando os mesários que terão todos os cuidados. As seções terão um layout respeitando o distanciamento social: presidente mais longe do secretário, que ficará mais longe do mesário”, disse.
O esquema inclui ainda todos os cuidados para ordenar o fluxo na entrada e na saída das escolas. A intenção é fazer entradas separadas das saídas, contou Nerli. Fórum irá fazendo vistorias nos locais de votação neste período de preparativos, para minimizar este fluxo de pessoas lá no dia.
Os mesários também poderão se manifestar pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). O Fórum, de acordo com Nerli, terá ainda canais de contatos pelo whats.
O convocado vai lá, por exemplo, e pode confirmar se é do grupo de risco da Covid-19, doença provocada pelo no Coronavírus.
Por: GDia