Encerrado o prazo para realização de convenções, poucos vereadores de Foz do Iguaçu mantiveram os nomes para concorrer a deputado nas eleições de 2 de outubro. Dos 11 inicialmente cogitados, apenas 3 confirmaram candidaturas. Admilson Galhardo (Republicanos) se candidatou a deputado estadual; João Morales (União Brasil) saiu a federal; e Protetora Carol (Progressistas) também a deputada federal.
Todos os vereadores pré-candidatos a deputado estadual da base de apoio ao Governo Chico Brasileiro desistiram. Abriram mão da disputa e assim não conflitam com a candidatura da primeira-dama, Rosa Jerônymo, que teve o nome aprovado no MDB para concorrer à vaga na Assembleia Legislativa. Isso também não significa apoio incondicional à candidata lançada por Brasileiro, no caso a esposa. Há vereador do próprio partido do prefeito (PSD) apoiando outras candidaturas.
Além disso, dentro do próprio PSD, a policial militar Sheila foi anunciada em convenção como candidata a deputada estadual por Foz do Iguaçu. O vice-prefeito, Francisco Sampaio, que rompeu politicamente com o prefeito, também resolveu sair candidato a deputado estadual pelo União Brasil. Não há, portanto, unanimidade do grupo político do Governo em torno do nome de Rosa Jerônimo. As informações são de GDia
Por outro lado, o PL fechou acordo, selando a dobradinha Rosa e Fernando Giacobo – que concorre à reeleição para deputado federal. Nesse cenário, a maior dificuldade para Foz do Iguaçu ampliar a representatividade em Curitiba e Brasília deverá ser o grande número de concorrentes, uma vez que os partidos pressionam nas cidades do interior para que haja candidatos, muitos apenas para ajudar na legenda com propósito de eleger nomes de outros municípios.
Protetora Carol
Vereadora mais votada em Foz do Iguaçu, Protetora Carol Dedonatti teve o nome aprovado em convenção do Progressistas do Paraná, que é um dos mais fortes partidos aliados do governador Ratinho Júnior e do Presidente Jair Bolsonaro.
A vereadora diz que a candidatura dela a deputada federal conta com o apoio pessoal do deputado Ricardo Barros, líder do Governo no Congresso Nacional e da deputada Maria Victória Barros, presidente do PP no Paraná.
A defesa dos direitos da mulher e a causa animal são os principais objetivos da candidatura de Protetora Carol, que se coloca como nome novo na política regional e postura construtiva. Protetora Carol afirma que com o crescimento do Partido Progressistas, incluindo reforço de nomes importantes da política nacional e estadual, há viabilidade de lideranças expoentes pela ampliação da representatividade feminina e em defesa da causa animal.
Vereador Galhardo
O vereador Admilson Galhardo (Republicanos) é de oposição declarada ao Governo Chico Brasileiro. Na convenção estadual do partido, realizada nesta semana, o nome dele foi anunciado para concorrer a deputado estadual. Ainda no mesmo partido foi lançado o advogado Sidney Prestes também a deputado estadual. O partido também anunciou Compadre Valentin para federal.
Galhardo postou foto com o Presidente do Republicanos no Paraná, Valdemar Jorge, confirmando a candidatura. “O que me motiva é a condição de buscar pontualmente obras relevantes para nossa cidade como a trincheira do CTG Charrua e ajustar o viaduto Costa e Silva, por exemplo. Também trazer cidadania e segurança alimentar através do Restaurante Popular, para os municípios do Oeste do Paraná”, declarou Galhardo.
João Morales
O vereador João Morales teve o nome aprovado no União Brasil para concorrer a deputado federal. Morales diz que aceitou esse desafio com naturalidade e sabe da responsabilidade que terá pela frente. “Precisamos ter um representante genuinamente iguaçuense para defender os interesses da nossa cidade em diversos setores que necessitem de um olhar mais criterioso. É preciso que as coisas comecem por aqui, e não podemos aceitar que ‘esmolas’ sejam destinadas ao município e região”.
Comércio exterior/logística, esporte, segurança pública, educação e saúde estão entre as principais pautas defendidas pelo iguaçuense de 42 anos. Morales também diz que a defesa da família é outro ponto que receberá atenção especial. “Temos muita disposição, agilidade e flexibilidade para uma atuação de acordo com as necessidades da população paranaense”, conclui o candidato.