Em alta Os partidos paranaenses estão dedicando atenção especial as mulheres. Anota o Blog do Tupan que elas são maioria no eleitorado do Paraná, mas longe de conquistar espaço nos parlamentos brasileiros, realizando cursos de capacitação política. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), elas são 52% dos oito milhões de eleitores no Estado e as siglas acreditam que irão conseguir aumentar o número de representantes femininas nas principais cidades paranaenses.
Mulheres II Na Câmara de Vereadores de Curitiba, as mulheres tem apenas cinco representantes: Dona Lourdes (PSB), Noêmia Rocha (MDB, foto), Maria Letícia (PV), Professora Josete (PT) e Julieta Reis (DEM), sendo que as duas últimas dificilmente irão disputar a reeleição em 2020.
Mulheres III A atual legislatura da Assembleia Legislativa conta com apenas cinco mulheres – Cantora Mara Lima, Cristina Silvestri, Luciana Rafagnin, Mabel Canto e Maria Victoria.
Mulheres IV
A Câmara de Foz do Iguaçu tem três vereadoras – Nanci Rafagnin Andreola, Anice Gazzaoui e Inês Weizemann.
Entre aspas “Sabem porque é quase impossível nascer uma liderança intermediária entre Bolsonaro e Lula? No impacto entre a onda e a pedra, quem se dana é o marisco”. Do prefeito da Lapa (PR), Paulo Furiati.
Piana governador O vice Darci Piana será governador do Paraná até o dia 24. Até esta data o titular, Ratinho Junior, cumpre agenda na Espanha e França. A viagem é para apresentar os potenciais econômicos, atrair investimentos e conhecer soluções inovadoras nas áreas de transporte e energia que podem ser aplicadas no Estado.
Poucos seguirão … A jornalista Roseli Abrão fez uma consulta e constatou que, dos oito deputados que integram a bancada do PSL na Assembleia Legislativa do Paraná, apenas dois avaliam a possibilidade de acompanhar Bolsonaro em seu novo partido – o Aliança pelo Brasil.
… o “mito”… Os parlamentares que saírem do PSL não levarão com eles para o novo partido nem o fundo nem o tempo de TV. Integram a bancada o Delegado Francischini, Coronel Lee, Delegado Fernando Martins, Do Carmo, Luiz Fernando Guerra, Subtenente Everton, Emerson Bacil e Ricardo Arruda.
Massacre boliviano Em menos de um mês de manifestações na Bolívia, o número de mortos chegou ontem (17) a 23, segundo números divulgados pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Lideranças e autoridades de praticamente todo mundo denunciaram a disparidade de força entre os órgãos de seguranças e a população andina, formada basicamente por indígenas.
Libaneses Uma das características de Foz do Iguaçu é a grande diversidade cultural e o acolhimento aos mais diferentes povos. Em valorização a essa multiculturalidade, a Câmara de Vereadores concedeu Moção de Aplauso a Comunidade Libanesa, uma das maiores da cidade. A placa da honraria foi entregue pelos vereadores Anice Gazzaoui e Marino Garcia (autores da homenagem) e pelo presidente Beni Rodrigues.
Ronildo Pimentel
Editor