Elias Oliveira vai integrar a equipe do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social de Foz

WhatsApp
Facebook

O atual secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu vai assumir a coordenação da área de Proteção Social Básica na Secretaria Nacional de Assistência Social

O secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Elias de Sousa Oliveira, vai assumir a coordenação da Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O convite foi feito pelo ministro Wellington Dias e o secretário nacional André Quintão. Elias deve iniciar os trabalhos em Brasília no final de janeiro de 2024.

“Esse diálogo começou em janeiro deste ano, mas como eu tinha compromissos com o Município e o CONGEMAS (Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social), segui com as atividades aqui e agora em outubro recebi o convite do ministro e do secretário nacional da Assistência Social para coordenar a área da Proteção Social Básica dentro da Secretaria Nacional”, explicou.

Leia também

Elias Oliveira é servidor da Unila (Universidade Federal da Integração Latino Americana) desde 2011 e foi cedido ao Município em 2017 para exercer o cargo de secretário. Ele também foi presidente do CONGEMAS na gestão 2021-2023, com encerramento do mandato em novembro deste ano.

Ele atribui o convite ao novo cargo a todos os trabalhadores que o auxiliaram desde o início da gestão como secretário, em maio de 2017.

“Não é um reconhecimento individual, mas de uma trajetória coletiva, com trabalhadores e trabalhadoras, educadores sociais, professores, usuários, pessoas que ajudaram neste processo”, disse.
“É uma construção coletiva, também da confiança do prefeito Chico Brasileiro, a quem eu agradeço publicamente e que entendeu de imediato essa possibilidade. O prefeito colocou a Assistência Social na agenda pública e política do município e com isso o reconhecimento acontece”, avaliou o secretário.

Com mais de vinte anos de atuação na área da Política Social, Elias Oliveira pretende contribuir com o Governo Federal no fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), garantindo a proteção social por meio de serviços, programas e projetos.

“Assumo este novo desafio com a perspectiva de levar minha experiência de quase sete anos de gestão municipal, de três anos a frente da presidência do Colegiado, da experiência com a escuta dos municípios e contribuir com o fortalecimento da Assistência Social, do SUAS e no fortalecimento da Proteção Social Básica, área que foi a mais fragilizada antes e nos pós pandemia e que precisa ser fortalecida”, afirmou.

Elias de Sousa Oliveira é Assistente Social formado pela Unioeste/Toledo em 2002, especialista na modalidade Residência em Saúde da Família pela Unioeste/Cascavel em 2004 e Mestre em Política Social, Questão Social e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011.

Mais notícias