Em uma conquista aguardada há anos, Marechal Cândido Rondon passará a contar com um posto de coleta de sangue do Hemepar.
Articulada pelo deputado Hussein Bakri, a demanda foi anunciada hoje em Curitiba pelo secretário de Saúde, Beto Preto, em reunião com o prefeito Marcio Rauber, a secretária Marciane Specht, e o presidente da Associação Sangue Bom, Wilmar Güttges.
O banco de sangue funcionará junto ao Centro Integrado de Saúde, assim que a reforma no local for concluída pela prefeitura dentro de 8 meses. Até lá, o Estado vai treinar os funcionários cedidos pela administração local e assinar o termo de cooperação autorizando a coleta de sangue pelo município.
Atualmente, a Sangue Bom encaminha doadores semanalmente até Toledo ou Cascavel para aumentar o estoque de sangue na região.
Para se ter uma ideia da importância do futuro posto de coleta em Marechal, a Associação tem hoje mais de 1,5 mil pedidos de sangue.
“A doação é um ato solidário que salva milhares de vidas. Por isso, assim que me foi trazida essa demanda do posto de coleta próprio, trabalhamos muito para que a comunidade de Marechal fosse atendida. Da mesma forma, lutamos pela reforma do hospital dentro da estratégia do Estado de regionalizar o atendimento à saúde. Serei sempre um defensor do município, ainda mais em causas tão importantes como essas”, ressaltou o deputado Hussein Bakri.