As recentes incertezas relacionadas à moeda argentina tiveram impacto sobre negócios, restaurantes e locais turísticos em cidades fronteiriças como Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai. A instabilidade do peso argentino, acentuada após as eleições primárias de 13 de agosto, fez com que vários estabelecimentos de ambos os municípios deixassem de aceitar o peso como forma de pagamento.
Relembra o La Clave que de acordo com a mídia de Foz do Iguaçu, vários restaurantes localizados em áreas turísticas importantes, como a avenida Jorge Schimmelpfeng, começaram a exibir placas nas últimas semanas informando os visitantes sobre esta mudança. Até recentemente, embora com um valor um pouco inferior, o peso argentino era aceito como forma de atrair clientes deste país.
Leia também
- Bairros de Ciudad del Este e Presidente Franco têm altos índices de infestação de dengue
- Hotel Casino Acaray é o primeiro de Ciudad del Este a conquistar categoria 5 estrelas
Em Ciudad del Este, onde o público argentino é minoria entre os visitantes, muitos dos estabelecimentos que aceitavam o peso argentino deixaram de fazê-lo. Isto se deve à crescente dificuldade de conversão desta moeda em guaranis, dólares ou reais. Muitas casas de câmbio suspenderam suas operações com a moeda argentina.
Continue lendo no La Clave