Morre José Elias Aiex Neto, médico psiquiatra, escritor e ex-secretário de Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook
O médico e escritor Dr. Aiex, em foto cedida gentilmente por Marcos Labanca

Morreu no início da noite desta sexta-feira (12) o médico psiquiatra e escritor José Elias Aiex Neto, aos 71 anos de idade, em Foz do Iguaçu. A causa da morte não foi confirma, mas Dr. Aiex, como era conhecido, estava em sua residência e lutava contra uma falência múltipla dos órgãos.

Em meados de dezembro de 2023, a família do médico e escritor fez um apelo nas redes sociais, pedindo orações com base em seu último boletim médico (clique aqui para relembrar).

De acordo com o prontuário, Dr. Aiex morreu às 19h37. Seu corpo será velado a partir das 13h na Capela 1 do Cemitério Municipal São São Batista, na região central de Foz do Iguaçu.

Leia também

O corpo de Dr. Aiex, que teve uma participação importante na política e na sociedade de Foz do Iguaçu nas últimas décadas, será levado para o Crematório Perpétuo Socorro de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.

Foto reprodução do prontuário da morte de Dr. Aiex

Trajetória e Defesa do SUS

Nascido em Sertanópolis, no norte do Paraná, José Elias Aiex Neto é formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (1975), com especialização em psiquiatria (1978).

Dr. Aiex, se manteve sempre na linha de frente da luta por políticas sociais e pela implementação e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dr. Aiex durante a entrega do título de Cidadão Honorário, cercado por amigos (Foto: Gentileza/Marcos Labanca)

Por aproximadamente 30 anos, se dedicou nos cuidados à saúde mental da comunidade iguaçuense, tendo dois vínculos de servidor público municipal em Foz do Iguaçu desde 1992.

No mesmo ano, atuou como Secretário Municipal de Saúde, entre maio e dezembro. De janeiro de 2005 a setembro de 2007, foi Secretário Municipal Antidrogas – sendo o primeiro a ocupar tal cargo no Brasil.

Nas redes sociais, Dr. Aiex se identificava como “Médico psiquiatra. Escritor. Amante da vida. Luto por justiça social e defensor incondicional do SUS”.

Em março deste ano, por proposição do vereador Adnan El Sayed (PSD), foi reconhecido como cidadão honorário de Foz do Iguaçu, cidade que escolheu para viver.

Livros e publicações

Entusiasta das discussões sociais e inclusão dos menos favorecidos, Aiex tem 6 livros publicados e já correspondeu inúmeras vezes a diversos veículos de comunicação do Brasil, com mais de 600 cartas publicadas em revistas como: IstoÉ, Época e Veja, e em jornais como Folha de São Paulo, sendo neste último também publicados artigos.

Aiex foi casado com Jane Eliza Demarco Aiex e pai de dois filhos, Antônio Emílio e Isabele.

Associação Médica do Paraná lamenta morte

Em nota, a Associação Médica do Paraná (AMP) lamentou o falecimento de José Elias, que foi presidente da instituição entre 1987 a 1990 e, anteriormente, ocupou outros cargos na entidade.

“Foi um dos fundadores do Centro de Direitos Humanos de Foz, onde ocupou a presidência e exerceu a função de conselheiro fiscal. Foi, ainda, presidente e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e presidente da Associação Médica de Cascavel e da Academia de Cultura de Foz do Iguaçu, da qual foi membro fundador. Venceu concursos literários e participou de inúmeros eventos científicos, entre congressos, fóruns e conferências, com vários trabalhos apresentados. Foi, também, presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria”, diz a nota da entidade.

“O Dr. Aiex Neto tinha 71 anos e faleceu na noite da última sexta-feira (12), em sua residência, em Foz. Era casado com Jane Eliza Demarco Aiex e pai de dois filhos: Antônio Emílio e Isabele. Tem um irmão médico, o também psiquiatra Nelson Elias Aiex, que reside em Francisco Beltrão. À família, os votos de profundo pesar da Associação Médica do Paraná”.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *