Das 14h às 17h, unidade receberá diversas atividades incluindo trilha guiada, palestra e oficina artística, entre outras
Quem gosta de atividades ao ar livre e em meio à natureza tem uma ótima opção no domingo (23), quando o Parque Municipal Arthur Thomas (Rua da Natureza, 155, Jardim Piza) recebe a terceira edição do evento “Um Dia no Parque”. Organizada pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), em parceria com a Coalizão Pró Unidades de Conservação da Natureza, a ação faz parte de uma programação realizada simultaneamente em diversos estados brasileiros.
Durante a tarde, o Parque Arthur Thomas receberá uma série de atividades, todas gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia. A gerente de Educação Ambiental, Lidiani Damiani, contou que o evento já teve duas edições, em 2019 e 2022, e convidou a população a participar da ação. “Essa é uma ótima oportunidade para que as pessoas conheçam e aproveitem o Parque Arthur Thomas, uma unidade de conservação localizada na área urbana do município, o que é um privilégio. Temos que valorizar o parque, pois ele é uma verdadeira riqueza natural de Londrina”, salientou.
Leia também
- Prefeitura de Londrina forneceu quase 2 mil cartões de identificação para autistas
- Terminal Metropolitano de Londrina vai sair do papel
Programação – Das 14h30 às 15h30, e posteriormente das 16h às 17h, será realizado um passeio guiado pela Trilha do Tatu. O ponto de encontro será em frente ao Centro de Educação Ambiental, perto da entrada da unidade, e o percurso tem uma extensão de 1.200 metros, indo até o mirante da Cachoeira do Beija-Flor. Os participantes terão a oportunidade de observar algumas espécies de árvores nativas de grande importância, como o pau-ferro, a araucária, a peroba-rosa e o pau-jacaré.
Para quem quiser aprender mais sobre unidades de conservação e animais silvestres, o biólogo e gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, Jonas Pugina, fará uma palestra a partir das 14h30, no Centro de Educação Ambiental. Com duração aproximada de uma hora, a ação abordará a importância das unidades de conservação e dos animais silvestres, e qual é o comportamento adequado que devemos ter em relação a eles. A atividade conta com 35 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada.
Também às 14h30, será conduzida a oficina “Quadros Botânicos e Flotagem”, voltada a crianças, que devem estar acompanhadas por seus pais ou responsáveis. Durante esta atividade, os participantes se utilizarão de massa biscuit e elementos da natureza como folhas e flores para produzir quadros. Todos os materiais serão fornecidos pela Sema.
Às 15h30, o Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (Compaz) promove um abraço pela paz ao redor do lago localizado no interior do parque.
Outra atração do dia é o ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental, que estará presente das 14h às 17h, equipado com livros, brinquedos e animais de pelúcia representando a fauna brasileira. O público-alvo são crianças de até 11 anos, mas o espaço estará aberto para pessoas de todas as idades.