Empregados da Diretoria Técnica de Itaipu apresentam trabalhos em evento mundial

WhatsApp
Facebook
André Tochetto apresenta trabalho. Foto: Arquivo pessoal.

Encontro IEEE Power and Energy Society General Meeting 2023 foi realizado no final de julho em Orlando, nos EUA

Dois engenheiros eletricistas da Diretoria Técnica da Itaipu Binacional, André Pagani Tochetto e Manuel Leonardo Sosa Ríos, ambos da Divisão de Estudos Elétricos e Normas, participaram de um dos mais importantes eventos mundiais sobre sistemas de energia elétrica, onde são discutidos temas relevantes para a operação dos sistemas elétricos associados à Itaipu.

O IEEE Power and Energy Society General Meeting 2023 (PES-GM 2023), realizado entre os dias 16 e 20 de julho de 2023, na cidade de Orlando (Estados Unidos), foi promovido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE, maior associação mundial de engenheiros eletricistas, com mais de 400 mil filiados e 39 sociedades, que cobrem os mais variados assuntos.

Leia também

O evento contou com a presença de mais de 2.900 pessoas, incluindo representantes de empresas, universidades e centros de pesquisa. Foram apresentadas e discutidas as tendências e as melhores soluções em áreas relacionadas com a geração, transmissão e distribuição de energia, com foco em sistemas de proteção e controle, desempenho dinâmico dos sistemas e segurança da operação, entre outros.

Artigos

A participação de André Pagani Tochetto e Manuel Leonardo Sosa Ríos foi motivada pela apresentação de dois artigos: “The ECCANDE Project: Design, Field Implementation, and Operation of a Special Protection Scheme based on Synchronized Phasor Measurements” e “Method for Characterization of Limit Cycles in Power Systems”.

O primeiro artigo, de André Tochetto, se refere a um trabalho feito em parceria entre as áreas de estudos elétricos de Itaipu e da estatal paraguaia de eletricidade Ande, o projeto ECCANDE (Esquema de Controle de Contingências da ANDE). Trata-se de um sistema especial de proteção de área ampla (WAMPACS – Wide-Area Monitoring, Protection and Control System), que tem como objetivo executar as ações de controle necessárias para garantir a segurança da operação interligada do setor de 50 Hz da UHE Itaipu com o Elo de Corrente Contínua de Furnas, o sistema ANDE, a Central Hidrelétrica Yacyretá e os sistemas Argentino e Uruguaio (Sistema Interligado Itaipu/ANDE/Yacyretá).

Manuel Sosa Ríos. Foto: Arquivo pessoal.

A implementação do ECCANDE começou em 2018, com o início dos estudos de viabilidade da operação interligada Itaipu/ANDE/Yacyretá no âmbito da Comissão Mista de Operação (CMO), órgão colegiado binacional responsável pelo estudo de aspectos operativos, e envolveu trabalhos associados à modelagem dos sistemas, estudos de planejamento, projeto, simulações, testes e implantação em campo.
O segundo artigo, apresentado pelo colega paraguaio Manuel Sosa Ríos (foto ao lado), detalha uma metodologia para caracterizar condições oscilatórias em sistemas elétricos de potência, representados por uma modelagem não linear e híbrida, permitindo a inclusão de descontinuidades no comportamento dinâmico do sistema no domínio do tempo.

Este trabalho foi desenvolvido como parte dos requisitos para o autor obter o grau de Doutor em Ciências da Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), curso desenvolvido em parceria entre a FPTI e a USP. O trabalho teve como coautores os professores Luís F. Costa Alberto e Rodrigo A. Ramos, da USP, e Federico Bizzarri, do Politecnico di Milano.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *