Geração de empregos formais avançou mais de 40% neste ano em Foz do Iguaçu

Rede hoteleira em Foz gerou quase 300 empregos diretos no primeiro semestre
WhatsApp
Facebook
Foto: Christian Rizzi

Foz do Iguaçu registrou um crescimento de 41,5% na geração de empregos formais no primeiro semestre deste ano. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na tarde de terça-feira (30), pelo Ministério do Trabalho, mostram que a cidade abriu 1.895 vagas de janeiro a junho, quase 600 a mais que no mesmo período de 2023, com registro de 1.339 oportunidades.

O avanço foi puxado pelo setor de prestação de serviços, com grande destaque para a rede hoteleira, que foi responsável por quase 300 contratações. O excelente movimento turístico dos últimos meses animou os meios de hospedagem e os atrativos que, inclusive, estão com vagas abertas em diversas áreas, já antecipando o quadro de reforço para os períodos de festa.

A construção civil foi outro setor que registrou expansão. Nos seis primeiros meses do ano foram abertos mais de 400 empregos na área, impulsionados por obras em vários seguimentos no município. Dentre os empreendimentos destacam-se o avanço da Perimetral Leste, duplicação da Rodovia das Cataratas e a consolidação de novos condomínios e prédios residenciais.

O comércio voltado aos veículos automotores e motocicletas também encerrou o semestre com saldo azul, com 383 novos empregados. O departamento com maior movimento nesta área é o de grandes e pequenos reparos.

Leia também

No total, foram contabilizadas 21.203 contratações, frente a 19.308 desligamentos no primeiro semestre. Os jovens entre 18 e 24 anos lideram a lista de efetivados, preenchendo mais de 700 das vagas disponibilizadas. Há equilíbrio no número de homens e mulheres ativos no mercado de trabalho iguaçuense.

No comparativo do ano, Foz começou com estagnação registrando um encerramento de 32 contratos em janeiro. Entretanto, em fevereiro a cidade voltou a contabilizar um movimento na economia, impulsionado pelo Carnaval, Páscoa e circulação de turistas. Com isso, foram abertas 678 vagas formais.

Em março, a fronteira teve uma redução na oferta de empregos, mesmo assim o saldo foi positivo, com um total de 380 contratações em áreas diversas. Já em abril houve um novo movimento com 523 efetivações. Em maio foram abertas 355 vagas e em junho houve encerramento de nove contratos.

Paraná é o 3° estado que mais gerou empregos no 1° semestre

O Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos no primeiro semestre de 2024 no Brasil. Foram 109.913 novas vagas de trabalho com carteira assinada no período. O saldo no semestre é 55% superior ao total de vagas geradas no mesmo período em 2023, quando foram criadas 70.927.

Resultado nacional

O acumulado da geração de empregos formais chegou a 1,3 milhão neste ano em todo o Brasil, número que representa uma alta de 26,7% em relação ao mesmo período de 2023, quando o saldo estava em 1.030.329.

Com informações do GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *