Propiciar visão ampla e apresentar a metodologia de construção coletiva das estruturas e desenvolvimento do Ecossistema de Inovação da região Trinacional. Essa é a pauta do 7.º Encontro da Câmara Técnica de Inovação, Empreendedorismo e Impacto (CTI-EI) do Codetri, em Foz do Iguaçu.
O evento presencial será nesta terça-feira, 23, às 15h (14h no fuso horário do Paraguai), no ExoHub – Centro de Inovação ACIFI.
A iniciativa é voltada a instituições públicas e privadas, empresas, pesquisadores, professores, estudantes, profissionais das áreas e demais atores da comunidade que operam em inovação, empreendedorismo e impacto.
Leia também
A abrangência são os municípios de Ciudad del Este e Presidente Franco, no Paraguai; Foz do Iguaçu, no Brasil; e Puerto Iguazú, na Argentina.
Os encontros da CTI-EI ocorrem em formato de revezamento nas cidades da região trinacional. Na pauta desta terça-feira, o objetivo principal é apresentar metodologia validada pela comissão coordenadora da CTI-EI para elaborar, de modo colaborativo e participativo, o programa e o plano de ação do ecossistema de inovação, uma iniciativa pioneira por ser transfronteiriça e, portanto, complexa.
Esse passo adiante é possível, explica a coordenadora da câmara técnica, Mariangela Lückmann, porque no ano passado foi realizado um amplo movimento do tripé inovação/empreendedorismo/impacto na região.
Essa ação teve o objetivo de fazer escuta, conhecer as redes de inovação da região trinacional e atrair atores das hélices componentes de ecossistemas de inovação. O foco foi propiciar mútuo conhecimento em 2023, a partir de apresentações, visitas e relatos dos agentes atuantes.
“Reforçamos o convite para a participação neste encontro, pois faremos a coconstrução dos pilares do ecossistema na nossa região trinacional, isto é, a inovação na prática, no contexto e realidade em que atuamos nas nossas cidades e organizações”, expõe. “Será uma reunião definidora”, enfatiza.
Modificando a realidade
A Câmara Técnica de Inovação, Empreendedorismo e Impacto do Codetri foi criada há um ano, em abril de 2023, resultado de planejamento estratégico do conselho. Integrada e integrando as quatro cidades da região trinacional, contempla macropropostas que tenham impacto transversal no desenvolvimento da região.
Foram realizados seis encontros na Argentina, Brasil e Paraguai, congregando mais de cem participantes que representam instituições dos três países. A CTI-EI reúne entidades, empresas, universidades, centros de inovação e órgãos públicos de governos municipais, estaduais e federais.
Inovação designa o processo de pensar, propor e desenvolver algo diferenciado, uma solução, ideia ou ferramenta que gere resultados e contribuições para a sociedade – tecnológica ou não. Empreendedorismo é transformar desafios e oportunidades em realidade. Inovar e empreender gera qualidade de vida, renda e desenvolvimento. O impacto afere o efeito das ações.
“É um trabalho de entregas para a sociedade, para a comunidade trinacional”, frisa Mariangela. “Primeiro, diagnosticando o que se tem e o que se faz em inovação, empreendedorismo e impacto.
Agora, a comissão coordenadora inicia um processo integrado baseado nesses temas, em que todos os parceiros possam caminhar unidos, com ações transversais, o que dará mais força e alcance aos resultados”, conclui.
Programação:
- Coffee break receptivo.
- Abertura dos trabalhos pela Comissão Coordenadora.
- Apresentação interativa do programa e plano de ação para construção coletiva do ecossistema de inovação trinacional.
- Encaminhamentos: agenda 2024.
- Encerramento.
7.º Encontro da Câmara Técnica de Inovação do Codetri
Data: 23 de abril (terça-feira)
Horário: das 15h às 17h (ARG/BRA); das 14h às 16h (PAR)
Local: ExoHub – Centro de Inovação ACIFI (Rua Padre Montoya, 490, centro – Foz do Iguaçu)
(AI Codetri)