Encontro aconteceu nesta quinta-feira (14), no gabinete do prefeito Chico Brasileiro
A integração entre as instituições de Foz do Iguaçu tem sido fundamental para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Representantes da Prefeitura, do Governo do Estado e da Itaipu Binacional tiveram um novo encontro nesta quinta-feira, 14, para o reforço das ações, como o aumento e a regulação de leitos para infectados pela doença.
“Foz do Iguaçu é uma das cidades que mais faz testes e que possui um dos maiores números de leitos exclusivos de Covid por habitante. Isto é reflexo de um trabalho conjunto entre várias instituições”, destaca o prefeito Chico Brasileiro. A cidade possui 37 leitos para cada 100 mil habitantes. Somente o Laboratório Municipal já processou mais de 50 mil testes.
Nesta quinta-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou o início da vacinação para a próxima semana e o prefeito garantiu que a cidade já está com estrutura e logística prontas para imunizar a população.
“Apesar do anúncio da vacina, a pandemia ainda está longe do fim e temos que seguir trabalhando com muita sincronia para continuar salvando vidas”, disse o prefeito. Chico Brasileiro agradeceu todo o apoio que o Governo do Estado e a Itaipu Binacional têm dado ao município no enfrentamento à pandemia.
Panorama
Atualmente, a cidade tem 554 casos ativos de coronavírus. Desse total, 454 pessoas estão em isolamento domiciliar e 100 internadas. Foz do Iguaçu segue reforçando o sistema de saúde com o atendimento em domicílio de idosos e pessoas com comorbidades, e por meio da aquisição de equipamentos que possibilitem a implantação de novos leitos de forma imediada em caso de necessidade.
Ainda durante a reunião, o coronel Áureo Ferreira, assessor especial do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, confirmou que a usina seguirá custeando os leitos Covid do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Presenças
Também participaram da reunião o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, delegado Francisco Sampaio; a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jeronymo; a chefe da 9° Regional de Saúde, Iélita Santos da Silva; o diretor-presidente do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Sérgio Fabriz; e o diretor superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Fernando Cossa, entre outros.