Grupo compartilha experiências da Itaipu e conhece tecnologias desenvolvidas por outros países na área de segurança e monitoramento de estruturas
Um grupo de engenheiros da Itaipu participa, de 11 a 15 de junho, da 91ª Reunião da Comissão Internacional de Grandes Barragens (ICOLD, na sigla em inglês) em Gotemburgo, na Suécia. O evento engloba diversos temas relacionados a projeto, construção e segurança de barragens e envolve diversos consultores e experts que se reúnem para compartilhar experiências com o objetivo de contribuir para que essas estruturas continuem trazendo benefícios para a humanidade.
A comitiva da Itaipu é formada pelos engenheiros da Diretoria Técnica, Étore Funchal de Faria e Luis Vellacich, da Superintendência de Obras; Cláudio Osako e Milton Gayoso, da Superintendência de Engenharia; e Anderson Braga Mendes, da Divisão de Reservatório da Diretoria de Coordenação.
Leia também
- Conferência Municipal de Segurança Alimentar terá três eixos temáticos em Foz
- Corpus Christi: Itaipu tem aumento de 12% na visitação em relação a 2022
No evento, Étore, que é pós-doutor em Estruturas e Materiais com ênfase em Segurança de Barragens pela Arizona State University (EUA), apresentou um trabalho tratando da experiência de Itaipu no monitoramento das estruturas civis.
O engenheiro ainda mostrou como se dá a interação das ações entre as Superintendências de Obras e de Engenharia para assegurarem a confiabilidade da barragem de Itaipu. Na ocasião, Étore foi convidado a assumir a coordenação do Comitê Técnico Q da ICOLD, que trata de Monitoramento de Barragens.
A ICOLD existe desde o início do século passado e agrupa mais de 90 países que têm, em seus territórios, estruturas de barramento de água para diversos propósitos e de rejeitos. Atualmente, conta com 28 comitês técnicos para discutirem boas práticas sobre obras, operação e manutenção, meio ambiente, mudanças climáticas, impactos sociais, entre outros pontos importantes.