O presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, garantiu nesta segunda-feira, 13, que não haverá qualquer descontinuidade nos convênios firmados com a prefeitura de Foz do Iguaçu, reafirmou os R$ 2 bilhões investidos na cidade e que a binacional vai continuar com os investimentos nos próximos dois anos (2025-2026), principalmente no setor de turismo.
“Temos compromisso com a cidade de Foz do Iguaçu. Por exemplo, vamos entregar as 254 casas, aliás as obras já estão a pleno vapor e já tem casa pronta. Pelo Minha Casa Minha Vida serão construídas mais 352 novas moradias e outras 516 em três novos conjuntos habitacionais. Tudo será entregue”, disse Verri no programa Contraponto da Rádio Cultura.
Verri disse que o prefeito Silva e Luna (PL) foi eleito em primeiro turno, tem o apoio da maioria dos moradores e a Itaipu vai respeitá-lo como prefeito. “Nós vamos continuar mantendo todos os investimentos que temos. E nos investimentos julgamos que é importante dentro do conceito do planejamento da Itaipu, podem contar conosco”, acrescentou.
Ele citou ainda as obras da Perimetral Leste, da duplicação da Rodovia das Cataratas e da revitalização das avenidas JK e Paraná, além dos investimentos no turismo e em apoio às entidades sociais. “Sem exagero, 80% das entidades assistenciais de Foz recebem recursos da Itaipu e nesta gestão ampliamos o número das entidades atendidas. Todas continuarão. Eu quero deixar isso explícito. Nós temos um compromisso com a população de Foz do Iguaçu e reconhecemos o poder que o povo deu ao prefeito”, disse.
“Vamos continuar investindo na política de turismo. Construir obras conjunturais como o asfalto, nas avenidas JK e Paraná – nós estamos pagando – isso é importante. Mas é importante pensar no futuro da cidade e o turismo tem um papel fundamental. Criamos uma gerência de turismo dentro de Itaipu e uma diretoria de turismo no parque tecnológico. Temos investido muito no turismo em Foz e achamos fundamental continuarmos”, completou.