Escritórios na UDC de Foz do Iguaçu e Medianeira abrem porta para estudar nos EUA

WhatsApp
Facebook

A inauguração do Escritório Oficial do Governo Estadunidense para Estudos nos EUA consolida o plano de internacionalização do Centro Universitário UDC de Foz do Iguaçu, informa Ronildo Pimentel, na edição de hoje, 07, do jornal Gazeta Diário.

A solenidade, nessa quarta-feira (6), contou com a presença do cônsul-geral americano em São Paulo, diplomata Adam Shub; do prefeito Chico Brasileiro; de autoridades locais e regionais; e de convidados especiais, dirigentes, professores e estudantes da instituição.

O escritório, em parceria com a EducationUSA, está localizado no cruzamento das ruas Jorge Sanwais e Castelo Branco, na região central da cidade. O serviço também está disponível na unidade de Medianeira da UDC, inaugurada simultaneamente à de Foz do Iguaçu.

“É um sonho que hoje está se tornando realidade”, disse o pró-reitor do Centro Universitário, Fábio Hauagge do Prado.

“Este ato, para o governo, população e economia estadunidense, é essencial”, afirmou o cônsul Adam Shub.

Segundo ele, ensinar o inglês, mandar os brasileiros estudarem lá, fortalecer os laços entre os países, tudo isso é bom para a cooperação. “Aqui, nossos parceiros fizeram um trabalho excelente, bem animados, ficamos orgulhosos”, frisou.

A intenção, é aumentar o número de cidadãos de lá para cá e daqui para lá. A escolha foi feita de maneira científica, mas o diplomata admitiu que muito dependeu da vontade das pessoas de Foz do Iguaçu, “que tem muita”. Ele lembrou que a EducationUSA tem 40 escritórios em 170 países, o de Foz do Iguaçu é o primeiro numa tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

A iniciativa, ainda segundo Shub, vai ao encontro da iniciativa do presidente Jair Bolsonaro, que isentou os cidadãos dos EUA da obrigatoriedade do visto para entrar no Brasil. “Isto vai ajudar. Faz parte da política de fortalecer os laços para facilitar. Tem este, tem investimentos, tem cooperação e tudo tipo de atividade. Somos democracias bem grandes, com economias fortes e queremos fazer coisas juntos”, disse.

Polo educacional
O prefeito Chico Brasileiro disse que a importância do escritório está no fortalecimento do laço educacional. “Tendo em vista que Foz do Iguaçu é um polo educacional, universitário e esta relação com os EUA, que tem um grande avanço em tecnologia em ensino em educação, vai fortalecer a região Oeste do Paraná”.

Na avaliação de Brasileiro, o escritório vai ajudar no turismo e no desenvolvimento social e economia. “Vai colocar Foz do Iguaçu dentro do foco das principais cidades do mundo. A educação é estratégica para o desenvolvimento de qualquer cidade ou pais. Nossa cidade, com esta parceria, terá um grande avanço”, completou.

“É um sonho para a UDC, abrirmos o relacionamento para os estuantes para mais de quatro mil universidades dos EUA”, disse o pró-Reitor Fábio Prado. “Como falei, tem que estudar outra língua, que é muito importante. O escritório será de facilitação”, ressaltou. De acordo com ele, todas as pessoas que queiram fazer qualquer cursos lá, terão auxílio sem custos financeiro.

“Já fizemos mais de 40 congressos com professores de outros países aqui, agora vamos abrir portas para estudar lá”, ressaltou Fábio. Ainda segundo ele, a importância para Foz do Iguaçu e região é o incentivo para todos estudarem outras línguas. “O estudo é para mudar a vida das pessoas, esta é a função da educação”, completou.

A Magnífica, professora Rosicler Hauagge do Prado, destacou o avanço no projeto de internacionalização da UDC. “Estamos preparando os acadêmicos para um mundo cada vez mais globalizado. O escritório será uma ponte entre Foz do Iguaçu e região e as universidades dos EUA”, disse.

Participaram da solenidade representando a Itaipu, o coronel Jorge Ricardo Aureo Ferreira, o vice-Reitor da UDC Acir Prado, o presidente da Acifi, Faisal Ismail, o presidente do Codefoz, Mário Camargo, o presidente do Comtur, Carlos Silva, o secretário de Turismo, Gilmar Piolla e autoridades da região.

Fotos: Roger Meireles/GDia

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *