O espetáculo Vagamundo está com apresentações abertas ao público em Foz do Iguaçu na Feirinha da JK nos dias 13, 20 e 27 de abril, no período da manhã, e na Feira do Livro da Unila, dia 23, a partir das 14 horas. O calendário de maio será divulgado nas redes sociais: @entrefronteirascia.
Sobre o espetáculo
Uma homenagem à luta e resiliência dos povos latino-americanos, que, mesmo enfrentando exclusão, continuam a resistir e afirmar sua identidade. Assim é definido o espetáculo de rua Vagamundo – Auto do Migrante, que já iniciou sua turnê com 15 apresentações na cidade e segue sua programação nos meses de abril e maio.
O espetáculo conta a saga de Chico Pontes, um trabalhador brasileiro que se muda de cidade em busca de novas oportunidades de trabalho. Como migrante, explora a ideia de que ao deslocar-se encontra um exílio na própria terra, revivendo o conflito entre identidade e adaptação.
Leia também
A montagem teatral resgata uma história coletiva, comum a muitos migrantes e refugiados, que, ao deixarem suas raízes, enfrentam o desafio de construir uma nova identidade em um território desconhecido.
“Ao trazer o tema da migração para o público, buscamos enfatizar que o migrante não é apenas um viajante, mas alguém que carrega consigo uma busca por dignidade e pertencimento, mesmo quando os caminhos são incertos e áridos”, explica a diretora Tatyane Ravedutti.
De acordo com ela, Vagamundo promove a valorização e o resgate da identidade cultural e das histórias das comunidades migrantes e fronteiriças de Foz do Iguaçu.
Criado em 2019, o espetáculo é uma montagem envolvente e atemporal, que utiliza elementos do teatro de rua para contar a trajetória de Chico e de tantos outros que, como ele, movem-se entre terras e fronteiras em busca de uma vida melhor. A peça explora temas universais da migração, revelando os desafios e as resistências inerentes a essa jornada.
A montagem é estruturada em três momentos, cada um retratando uma fase da jornada migrante: a partida da terra natal, a adaptação ao ambiente urbano e a convivência entre a saudade do lugar de origem e o desafio do novo lar. Com humor e emoção, o espetáculo revela o lado humano e heroico da migração.
Vagamundo é uma produção da Entre Fronteiras Cia de Teatro, um ponto de cultura certificado pelo Ministério da Cultura, e leva ao palco Léo Pontes, Taty Ravedutti e Mariana Novaes Alves.
A obra de teatro de rua já foi apresentada em dois locais públicos: Colégio Estadual Arnaldo Isidoro de Lima e Estação Cultural Professor Mosquito, na Vila C, onde também ofertou uma oficina com a temática “Palco da transformação: o teatro como ferramenta de autoconhecimento e mudança”.