Estação Meteorológica do Simepar começa funcionar em Palmas, no Sudoeste do Paraná

WhatsApp
Facebook

Dados mais precisos sobre o clima da região serão encaminhados via satélite

O Simepar concluiu a insalação de sua segunda Estação Meteorológica em Palmas, no Sudoeste do Paraná. O local escolhido é a fazenda Santa Rita, na região do distrito do Horizonte, com uma altitude de 1.348 metros acima do nível do mar.

A equipe do Simepar concluiu os trabalhos na quinta-feira (21). A transmissão preliminar dos dados iniciou na quarta-feira (20), porém, por se tratar de equipamentos eletrônicos tem um período de 24h a 48h em observação no site.

O prefeito Dr Kosmos, o secretário da Infraestrutura, Joselito Soares (Joce), o vereador Paulo Bannake, o engenheiro agrônomo, Josemar Bannach Fonseca e o proprietário fazenda Santa Rita, Edmir Guimarães, estiveram no local.

O engenheiro eletrotécnico do Simepar, Marcelo Domdek, informou que a EM irá informar a velocidade e direção do vento, temperatura e umidade, pressão atmosférica, chuva e radiação.

“Os dados serão coletados a cada 15 minutos e transmitidos de hora em hora, via satélite e posteriormente encaminhados para uma página na internet. As informações das estações meteorológicas do SIMEPAR podem ser acessadas pelo site www.simepar.com.br; e estão à disposição de todos”, explicou.

Ele destacou que a EM, contribui para que a Defesa Civil e Agricultura tenham informações para que possam cada vez mais melhorar suas atividades, “os dados informados dão confiabilidade na previsão do tempo”.

O proprietário da fazenda Santa Rita, revelou que foi uma satisfação em receber a notícia da instalação da EM, em sua propriedade e de pronto atendeu o pedido.

“Foram escolhidos três ou quatro lugares, mas os técnicos acharam que este era o melhor, vamos colaborar sempre para enriquecer os dados meteorológicos do município e do Estado”, justificou Edmir Guimarães .

O prefeito comentou que sempre ouve-se falar que Palmas é a cidade mais fria, “mas não tínhamos uma EM no Horizonte, para confirmar onde a temperatura é mais baixa, portanto, existia esta cobrança”, disse Dr. Kosmos.

“No início da gestão tentamos instalar uma EM, mas não tivemos sucesso, porém, agora isso é realidade e para contribuir com a questão climática já conseguimos o título de Cidade Mais Fria do Paraná, na ALEP”, completou.

O vereador Paulo Bannake, que teve forte atuação para instalação da EM, destacou que é um momento memorável para o município, pois, era uma demanda existente há tempos, e agora foi concluída beneficiando alguns segmentos.

Mais notícias

  • Palmas merece ter os dados meteorológicos divulgados para divulgar as maravilhas do seu clima. Que venha o inverno e o frio na Fazenda Santa Rita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *