Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência”, a XV Conferência Estadual da Assistência Social do Paraná terá início na terça-feira (07), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. O evento reunirá mais de 700 participantes entre gestores, profissionais, usuários e representantes da sociedade civil envolvidos com a política de assistência social.
Promovida pelo Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS/PR) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), a conferência se estenderá até quinta-feira (09), com uma programação de palestras, debates, fóruns e grupos de trabalho. O objetivo é fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) por meio de um espaço democrático e propositivo, onde as experiências e desafios enfrentados no Paraná possam contribuir para o aprimoramento das políticas públicas da área.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, o evento representa um marco tanto de avaliação quanto de construção de novas diretrizes. “Temos hoje o Paraná como referência na política da assistência social, o que nos impõe a responsabilidade de buscar melhorias constantes. Com essas ações estamos fortalecendo e modernizando a assistência social do nosso Estado”, afirma.
PROGRAMAÇÃO
A abertura oficial ocorre na manhã do dia 7, com a participação de autoridades estaduais e apresentação de ações estratégicas do Governo do Paraná para fortalecer a política de assistência: a elaboração do novo Plano Estadual de Assistência Social, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM); a expansão do Programa Agente da Cidadania, que dá oportunidade ao fortalecimento de vínculos dos adolescentes; a execução do Programa CapacitaSUAS, que qualifica trabalhadores do SUAS em todo o Estado; e a construção de novas unidades do CRAS e CREAS, ampliando o acesso da população em situação de vulnerabilidade.
À tarde, a palestra magna será conduzida pela pesquisadora e doutora em Serviço Social, Abigail Torres, que abordará os 20 anos do SUAS como instrumento de construção de direitos, proteção social e resistência às desigualdades. “A conferência é a instância máxima de controle social das políticas públicas. Ela avalia o Sistema Único de Assistência Social e define prioridades para o governo a partir da escuta da população, promovendo o protagonismo popular e o aperfeiçoamento contínuo das ações do Estado”, destaca.
Na sequência, o “Momento Conferir” trará uma análise dos indicadores e dados da política estadual, com apresentação da presidente do CEAS/PR, Renata Mareziuzek. Ela reforça a importância do momento. “Somos um Estado de referência. Acreditamos que as propostas debatidas serão bem definidas e representadas no cenário nacional”, diz.
A programação segue na quarta-feira (08) com a apresentação dos cinco eixos temáticos que nortearão os grupos de discussão, conduzida pelo assistente social Valdiosmar Vieira. Os temas vão desde a universalização do acesso ao SUAS, passando pela valorização profissional, integração de benefícios, gestão democrática e sustentabilidade financeira. À tarde, ocorre a eleição dos delegados que representarão o Paraná na 14ª Conferência Nacional da Assistência Social, marcada para dezembro, em Brasília.
Ao final do evento, na quinta-feira (09), será submetido à votação dos delegados as propostas estaduais e federais elencadas nos grupos de trabalho, contendo as deliberações da conferência, que orientarão as ações da política de assistência social nos próximos anos.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz