‘Interrupção de futuro’ O corte de verbas da educação, anunciado na última semana pelo Ministério da Educação (MEC), vai afetar principalmente o funcionamento das faculdades públicas e dos cursos federais. Na Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), representará a “interrupção de futuro”, afirmou reitor, professor Gustavo Vieira, ao participar do Jornal da Cultura na manhã de ontem (7).
R$ 14,2 milhões Este é o montante que a Unila irá deixar de receber durante o exercício de 2019. O montante representa 41,27% do orçamento no ano. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o corte chega a R$ 48 milhões.
Assista à entrevista
Acabou O diretório paranaense do Cidadania23, nova roupagem do PPS, decidiu atacar o mal pela raiz. Em reunião da executiva e coordenadores regionais, o partido decidiu pela dissolução de 83 diretórios em todas as regiões do Paraná, que não atenderam as normas estabelecidas para as eleições municipais.
Acabou II Os motivos das dissoluções, segundo o presidente estadual, deputado federal Rubens Bueno, são infidelidade partidária e não cumprimento da resolução eleitoral estadual. “A partir de agora a comissão eleitoral estadual vai promover encontros com os coordenadores regionais para a construção de um projeto de poder local para 2020 e a consolidação definitiva do partido em cada um desses municípios”, disse.
Sem aposentadoria O Supremo Tribunal Federal, em resposta a agravo regimental impetrado pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso, confirmou a proibição do pagamento de aposentadoria a ex-governadores. A decisão atinge benefícios já concedidos.
Aposentadoria II A publicação do dia 5 de abril reforça a posição favorável da Corte a respeito da Ação direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, na qual o órgão questiona o pagamento de aposentadoria especial a ex-governadores do Mato Grosso.
Aposentadoria III A decisão serve como jurisprudência para acabar com o benefício em vários estados brasileiros, incluindo o Paraná, ressalta a assessoria do deputado estadual Mauro Moraes.
Volta Adianta o Blog do Tupan que o ex-deputado federal Hidekazu Takayama (PSC) vem repetindo incansavelmente nos bastidores da Assembleia de Deus que vai voltar a política como candidato a vereador na eleição de 2020.
Volta II Takayama vem afirmando que está na hora da Igreja ter um representante na base do prefeito de Curitiba.
Ronildo Pimentel
Editor
é uma judiação o que estão fazendo com a nossa Unila, vergonhoso ainda ver as pessoas vibrando com o corte de verba.