Filas gigantes e casa cheia: estreia da peça que celebra Dalton Trevisan vira sucesso

Quase mil pessoas acompanharam a estreia nacional de "Daqui Ninguém Sai", novo espetáculo do Teatro de Comédia do Paraná, produzida pelo Centro Cultural Teatro Guaíra
WhatsApp
Facebook
Foto: Vitor Dias

Centenas de pessoas fizeram longas filas em frente ao Teatro Guaíra na última quarta e quinta-feira (26 e 27) para garantir ingresso para um dos espetáculos mais aguardados da 33ª edição do Festival de Curitiba: “Daqui Ninguém Sai”, novo espetáculo do Teatro de Comédia do Paraná (TCP), produzido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra. Com público de quase mil pessoas, a estreia nacional da peça lotou o Auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha, nos dois dias de apresentação.

O espetáculo celebra a obra do curitibano Dalton Trevisan, considerado um dos maiores contistas do Brasil, que completaria 100 anos de vida em 2025. Dalton faleceu em dezembro do ano passado, quando já se costurava a peça que iria homenageá-lo. A peça levou ao palco mais de 60 contos e trechos inéditos da correspondência do autor, além de revelar ao público os percursos de criação, montagem e transformação de uma obra literária em teatro.

Os ingressos da peça foram distribuídos gratuitamente, uma hora antes das apresentações, que começaram às 20h30. Mas muita gente chegou com ainda mais antecedência para garantir um lugar. Foi o caso de Nicole Trevisan, de 39 anos, a primeira pessoa a chegar na fila na quinta. Como o sobrenome de Nicole sugere, ela é da família do autor curitibano: seu avô era primo do Dalton.

Leia também

“Cheguei às 17h15 na fila. Nunca tive uma relação próxima com o Dalton, pelas suas próprias características, então a minha ligação com ele é de fã da obra. Vim para celebrar os 100 anos do autor”, afirmou Nicole, que estava acompanhada de seu pai, o médico Valfrido Trevisan, de 72 anos. “Todas as pessoas perguntam se somos parentes do Dalton. Ele era uma referência na cidade e na nossa família”, disse Valfrido.

O diretor de teatro Felipe Mury e a professora aposentada Maria Antonia da Silva se conheceram na fila para a apresentação desta quinta. Os dois também chegaram ali antes das 18 horas. “Vi que a fila de quarta foi grande, então vim cedo para garantir, porque não quero perder essa peça”, disse Maria. Felipe veio do Rio de Janeiro para assistir aos espetáculos do Festival de Curitiba. “Esse é meu primeiro contato com Dalton Trevisan, esse escritor paranaense. Eu estou muito entusiasmado para conhecer a dramaturgia local”, comentou.

Para o diretor artistíco do Centro Cultural Teatro Guaíra, Aldice Lopes, a sensação é de dever cumprido. “Foi um trabalho bacana com uma produção que nasceu a  partir da publicação de edital, com uma seleção de elencos, com várias etapas. Agradeço a toda equipe do Teatro Guaíra”, comemorou.

Ele também destacou o caráter simbólico da apresentação desta peça durante o Festival e Curitiba. “É importante frisar que é uma retomada do TCP pós-pandemia, a primeira peça que produzimos do Teatro de Comédia do Paraná, uma felicidade imensa”, disse. 

PRÓXIMA TEMPORADA

“Daqui Ninguém Sai” retorna ao palco do Guairinha para uma nova temporada, entre os dias 23 de maio a 15 de junho, de sexta a domingo, com entrada a preço popular.

Nena Inoue, diretora, espera repetir o sucesso de público. “Que a gente continue com a casa cheia, acessando esse autor, esse elenco, esse trabalho do Governo do Estado e do Centro Cultural Teatro Guaíra, chegando a mais pessoas, especialmente jovens que não conhecem o trabalho do Dalton Trevisan”, disse.

TCP

A montagem de “Daqui Ninguém Sai” também celebra a consolidação de mais de seis décadas do Teatro de Comédia do Paraná, projeto iniciado em 1963, com mais de setenta produções e uma trajetória marcada pelo vanguardismo. 

O elenco foi selecionado por um edital de chamamento público divulgado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra e que atraiu quase 300 candidatos. Foram selecionados para atuar neste espetáculo os atores Carol Mascarenhas, Fábyo Rolywer, Laís Cristina, Madu Forti, Paula Roque, Paulo Chierentini, Sidy Correa, Simone Spoladore, Trava da Fronteira, Val Salles, Wenry Bueno e Zeca Sales.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *