Estudante de Toledo tem nota máxima em redação do Enem

WhatsApp
Facebook

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 foi divulgado às 10h desta sexta-feira (18). As notas foram apresentadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta edição apenas 55 alunos tiraram nota mil na redação. Ao todo foram corrigidas pelo Inep cerca de 4.122.423 provas na aplicação regular do Enem, que foi realizada nos dias 4 e 11 de novembro. Neste ano, os candidatos escreveram sobre ‘Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’. As informações são do Jornal do Oeste.

Dentre os alunos que conquistaram nota máxima na redação, está a toledana Gabriela Corrêa de Araújo, de 21 anos, que compartilha o quanto o tema e os estudos por conta própria a ajudaram a alcançar a nota mil. “Estou estudando em casa, mas tenho o hábito de leitura e de escrita. Eu escrevo todos os dias e o tema caiu na minha mão como uma luva. Eu só coloquei no papel o que já estava na minha cabeça”, destaca a estudante que tem como objetivo ingressar na faculdade de medicina na Unioeste de Cascavel.

De acordo com a estudante Gabriela, hoje em dia a sociedade está compartilhando muito mais as coisas no meio virtual do que criando, e ao contrário de muitos candidatos, ela preferiu usar as informações que adquiriu durante os seus estudos do que se prender ao texto motivacional. Esse é o sétimo ano que Gabriela realiza a prova. “Faço Enem desde o meu primeiro ano do Ensino Médio, quando eu estudava no Incomar”, comenta.

Gabriela se sente realizada com o resultado e conta que está muito feliz com seu nome entre os 55 alunos com nota máxima em todo o Brasil. “Eu sabia que a minha redação estava muito boa, só não imaginava que tiraria a nota máxima”, aponta.

Em um top cinco dos seus livros preferidos a aluna indica: O Dia do Curinga, de Jostein Gaarden; O Jogo da Amarelinha, Júlio Cortázar; Sapiens, Yuval Noah Harari; Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis; A Cor Púrpura, Alice Walker.

ANÁLISE
Vale lembrar que para acessar a nota, os candidatos devem acessar a Página do Participante, informar o CPF e a senha cadastrada. A nota do Enem 2018 só pode ser consultada individualmente.

Comparado ao resultado do exame de 2017, que teve 53 notas, houve um aumento no resultado. Além do aumento no número de notas mil, o Enem 2018 apresentou uma queda no número de participantes que tiveram a redação zerada. O Inep ainda destaca que os principais motivos para nota zero no Enem 2018 foram: redações em branco (1,12%), fuga ao tema (0,77%) e cópia do texto motivador (0,36%)”. Em 2017, 5% dos participantes, o maior percentual, zerou a prova por fuga ao tema. Já a nota média na redação passou de 558 para 522,8.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *