Racha no PV
Silvana Souza (Organização), Ivan Santos (Formação), Priscila Alvares e André Crevi (Comunicação) não estão mais na executiva do PV de Foz do Iguaçu. Na renovação da comissão provisória dos verdes, os quatro declinaram da indicação da direção estadual do partido porque não concordaram com as votações do deputado Aliel Machado (PV) na Câmara dos Deputados. Priscila Alvares e André Crevi devem sair do PV. Silvana e Ivan permanecem no partido. O PV tem a vereadora Yasmin Hachem que, por enquanto, não está disposta a disputar as eleições de outubro.
Cabeza
Em Curitiba a Praça Rio Iguaçu homenageia os moradores das margens do rio que leva seu nome. Um imenso painel em azulejo com 50 metros do artista Rogério José de Moura e Dias conta a história da expedição de D. Alvar Nuñez Cabeza de Vaca da nascente do Iguaçu até foz no rio Paraná.
Leia também
Ao lado, fica o relato do próprio Cabeza de Vaca a respeito da expedição. Acontece que um funcionário está pintando de amarelo e apagando as palavras de Cabeça de Vaca e até agora ninguém foi comunicado do motivo e o que vai acontecer. As informações são do blog do Zé Beto.
Lula e o MDB
O presidente Lula (PT) já atua em duas frentes para tentar fortalecer a candidatura à reeleição e isolar o senador Flávio Bolsonaro (PL). Lula pretende afastar os principais partidos do centrão da candidatura de Flávio e ainda é receptivo à ideia de mudar o vice para tentar agregar o MDB – o que dá mais tempo de campanha na TV e reforça a frente ampla defendida pelo presidente. A ordem de Lula, já assimilada pelo PT, é ampliar o máximo possível seu arco de alianças para a eleição. Articuladores petistas acreditam que a maioria do eleitorado já decidiu de qual lado ficará, e que apenas algo em torno de 10% dos votos está em disputa. Por isso, qualquer ajuda para atrair mais eleitores é valiosa. As informações são da Follha de S. Paulo.
Deputada estadual
Com a presença do ex-deputado André Vargas (PT), a vereadora Valentina (PT) lançou neste sábado (7) sua pré-candidatura à deputada estadual. Além de Vargas (pré-candidato a deputado federal), Valentina deve dobrar com o deputado Arilson Chiorato, presidente estadual do PT, que no mesmo dia lançou sua candidatura a deputado federal.
Deputado federal
O jornalista e advogado Airton José, candidato a prefeito pelo PSB (16.166 votos) em 2024, já decidiu e vai disputar uma das 30 cadeiras do Paraná na Câmara dos Deputados. Airton permanece no PSB, mas já foi procurado por outros quatro partidos interessados na sua candidatura a federal.
Fora Toledo!
O prefeito Silva e Luna (PL) continua muito descontente com o secretário Cleberson Belino (Comunicação) nomeado em outubro de 2025. Na PAN News, o prefeito disse que vai dar “uma reformulada” na Secretaria de Comunicação Social. Temos muita coisa que foi feita e pouco divulgada. A sociedade não tomou conhecimento”. Já o empresário Leandro Pinto (Novo) colocou mais lenha na fogueira e denunciou Belino e Dielson Kleber Pickler (Diretor de Comunicação) ao MP por manterem o CNPJ das suas empresas ativos, o que é vedado pela Lei Orgânica do Município.
Como fica?
O grupo mexicano Asur comprou 20 aeroportos da CCR, incluindo 17 no Brasil e outros na América Latina, por R$ 11,5 bilhões. O negócio, anunciado em novembro de 2025, deve ser concluído em 2026, com foco em ativos estratégicos como Confins (MG), Curitiba e Foz do Iguaçu. Além dos buracos na pista que suspendem voos, a Asur pretende rever a doação do terreno em que o Estado pretende construir uma unidade do Pompidou.
Implosão
“Ainda não implodiu, mas vai implodir”, disse um vereador da base do prefeito Silva e Luna (PL) sobre o grupo formado por nove vereadores na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. Parte do grupo já foi atendido pela prefeitura. Um vereador disse à coluna que “as coisas mudaram”. Ele se refere a operação tapa-buraco e atendimento pelos secretários dispensados aos parlamentares.
Com razão
O vereador Paulo Debrito (PL), presidente da Câmara Municipal, ganhou pontos no eleitorado do prefeito Silva e Luna (PL) quando cobrou publicamente a demissão de Thais Escobar da Secretaria de Obras. Os vereadores da base destacam a sintonia fina do presidente do legislativo e o prefeito.
Na pior
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Kalid Omairi, e o médico Richan Ellakkis, relataram ao programa Contraponto da Rádio Cultura a piora da estrutura e as condições de trabalho no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. O problema é que, segundo Omairi, mesmo quando a falha é estrutural, “a responsabilidade acaba recaindo sobre o médico, que responde juridicamente pelo atendimento”. Diante das denúncias, o Comus cobrou providências formais da Fundação Municipal de Saúde e da gestão do hospital, com foco na melhoria da estrutura e na segurança assistencial.
Extraordinária
O prefeito Silva e Luna (PL) nomeou Gabriel Rugoni, presidente do Centro Internacional de Convenções, para comandar a Secretaria Extraordinária de Governo. Nos próximos dias Rugoni pede demissão do Centro de Convenções e assume a nova pasta. Ele é próximo e tem a confiança do prefeito a quem acompanhou antes e durante a campanha eleitoral.
RP Saúde
O vereador Beni Rodrigues (PP) apresentou projeto de lei para modernizar e simplificar a renovação de receitas médicas de pacientes com doenças crônicas, utilizando o aplicativo “RP Saúde Cidadã” ou equivalente. O “RP Saúde Cidadã” vai processar dados eletronicamente, integrando o sistema municipal de saúde e oferecendo aos usuários prontuário eletrônico e a possibilidade de consultar sua posição em filas de especialidades, exames e cirurgias. Os documentos que serão emitidos pelo aplicativo terão autenticação por assinaturas digitais.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz
