O trânsito de Foz do Iguaçu registrou 107.938 autos de infração no primeiro semestre de 2025, conforme levantamento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Os dados incluem autuações realizadas por meio das forças de segurança, do Estacionamento Rotativo (Estarfi) e da fiscalização eletrônica.
Segundo o balanço, o Foztrans (Instituto de Transportes e Trânsito) foi responsável por 86.900 multas. O Renainf (Sistema Nacional de Infrações) somou 13.600 registros, enquanto o Detran-PR aplicou 7.200 autuações no período.
Leia também
As infrações mais frequentes foram:
- Excesso de velocidade: 50.700 motoristas foram autuados por trafegar até 20% acima do limite permitido, enquanto outros 10.100 foram flagrados dirigindo entre 20% e 50% acima da velocidade da via.
- Avanço de sinal vermelho: 9.500 registros.
- Falta do uso do cinto de segurança: 6.400 multas.
- Estacionamento irregular, incluindo áreas do Estarfi: 4.200 autos.
Além de gerar custos financeiros, essas infrações acumulam pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e podem resultar na suspensão do direito de dirigir. O levantamento também ressalta que os comportamentos mais recorrentes estão entre os principais causadores de acidentes graves, com vítimas feridas ou fatais.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz