Mais um final de ano se aproxima, abrindo a programação de festividades e as tão aguardadas férias. Boa parte da rede hoteleira de Foz do Iguaçu já registrou alta na ocupação e está com centenas de reservas para o Natal e Ano Novo. Com a alta demanda, cresce também a oferta de vagas temporárias para garantir o bom atendimento aos turistas. Para os moradores, o momento é uma boa oportunidade para reingressar no mercado de trabalho ou conseguir o primeiro emprego.
Um mutirão já foi realizado nas últimas semanas pelo Sindhotéis e Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo, com diversas entrevistas e encaminhamentos realizados. Mas quem perdeu a ação, pode procurar a Agência do Trabalhador, onde estão disponíveis mais de 400 vagas em diversos setores.
Dentre as vagas disponíveis estão auxiliar de estacionamento, ajudante de lanchonete, analista de controle de qualidade, assistente social, balconista, auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza, camareira de hotel, cozinheiro, encanador, operador de caixa, soldador e outros.
Para se candidatar basta ir até a agência, na Rua Xavier da Silva, em posse de carteira de trabalho, comprovante de residência e um documento com foto. O atendimento é gratuito e acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Algumas oportunidades exigem experiência, já outras não. Muitos dos empregos são para contratação imediata, com carteira assinada, mas há também opções intermitentes, com possibilidade de efetivação futura.
Esta movimentação na fronteira deve fazer com que a cidade registre uma boa ampliação na economia e encerre o ano com um saldo bastante positivo na abertura de empregos diretos.
No acumulado de janeiro a setembro, a cidade contabilizou a efetivação de 2.912 contratações. Os dados, divulgados pelo Ministério do Trabalho, têm como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
Leia também
No último mês analisado, Foz ficou novamente entre as 10 cidades mais promissoras do Paraná, tendo registrado 332 contratações, ficando atrás apenas de Curitiba, que abriu 4.890 novos postos no mês; São José dos Pinhais (788), Maringá (596), Pinhais (509), Ponta Grossa (431), Cascavel (405), Londrina (387), Medianeira (374) e Fazenda Rio Grande (360).
Mulheres registradas
Dentre as 412 vagas abertas atualmente na Agência do Trabalhador, uma boa parcela é voltada exclusivamente ao público feminino. A maioria das oportunidades está concentrada na rede hoteleira e em supermercados da cidade, sendo que há diversas oportunidades que não exigem experiência e podem ser ocupadas por mulheres de todas as idades acima de 18 anos, incluindo estrangeiras. Do total de contratações realizadas neste ano, 1.433 são mulheres.
No Paraná, das 152.898 vagas criadas entre janeiro e setembro, 75.060 foram ocupadas por mulheres. No mês de setembro, especificamente, das 14.828 geradas, 7.352 foram preenchidas pelo sexo feminino.
Paraná é 3° estado que mais gerou trabalho de janeiro a setembro
O Paraná foi o terceiro estado do País e o primeiro da Região Sul que mais gerou novos postos de trabalho em 2024 no acumulado entre janeiro e setembro. Foram 152.898 vagas abertas, diferença entre 1.556.854 admissões e 1.403.956 demissões no período.
Os setores que mais contrataram no Paraná foram o de serviços (saldo de 77.750), indústria (37.544), construção (19.066) e comércio (17.805). Na agropecuária foram 739 novos postos de trabalho criados. Entre os subsetores, o de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas foi o com maior número de postos gerados, com saldo de 38.624.
Com informações do GDia