A Agência Brasileira de Turismo (Embratur) vai executar uma série de ações para colocar o Brasil como protagonista no segmento MICE – meetings, incentive, conferences and exhibitions (reuniões, incentivo, conferências e exposições). O anúncio veio após a divulgação, na última semana, do International Congress and Convention Association (ICCA), o ranking anual e mundial de destinos de turismo de negócios, dentro da programação da IMEX Frankfurt, na Alemanha, maior feira do setor da Europa.
Foz do Iguaçu é um dos destaques entre os destinos brasileiros e aparece em terceiro com maior número de eventos internacionais recebidos em 2022. Estas promoções costumam ocorrer em grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, que lideram a estatística no país com 29 e 27 eventos. Para a Embratur, não só as metrópoles têm o potencial para recebê-los. Para isso, vai apoiar candidaturas fora dos grandes centros.
Leia também
- Assembleia Legislativa conclui votação para doação do imóvel da Fundação Cultural de Foz
- Fórum Internacional de Turismo do Iguassu começa nesta quarta-feira (31) em Foz do Iguaçu
“Cidades menores que tenham expertise para sediar eventos também podem”, destaca a coordenadora de Captação de Eventos Internacionais na Embratur e Vice-presidente do Capítulo Latino-americano & Caribenho da ICCA, Cintia Hayashi. Segundo ela, o trabalho da Embratur é apoiar esses destinos em suas candidaturas no mercado internacional, “para vencermos mais congressos para o nosso país”, disse.
Potencial
Foz do Iguaçu, que recebeu no ano passado cinco eventos deste porte e se enquadra dentro deste contexto buscado pela Agência Brasileira de Turismo. O município tem um Centro Internacional de Convenções com aproximadamente 4,5 mil poltronas e capacidade para receber até 30 mil pessoas em uma estrutura com 30,2 mil metros quadrados de área construída. A rede hoteleira é formada por mais de 27 mil leitos de hospedagens distribuídos entre hotéis, recortes e pousadas.
Os grandes estabelecimentos da hotelaria dispõem de auditórios com capacidade para receber até cinco mil pessoas simultaneamente. “Sem contar nossos atrativos como as Cataratas do Iguaçu, que são reconhecidas mundialmente, Itaipu e Marco das 3 Fronteiras”, comenta o prefeito Chico Brasileiro.
No ranking do ICCA, o Brasil aparece na 25ª posição, duas a mais que no ano anterior. A Embratur vai recriar a Gerência de MICE, que havia sido extinta em 2019, de olho no potencial do país, que já foi 7º do mundo em eventos internacionais. Além de Foz do Iguaçu, aparecem também com cinco eventos internacionais no país em 2022 Florianópolis, Porto Alegre e Salvador, respectivamente Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia.