A mostra, que inicia nesta segunda-feira (21) e segue até o dia 21 de julho, pode ser visitada de forma presencial ou virtual
A partir desta segunda-feira (21) é possível visitar, de forma virtual ou presencial, uma exposição em homenagem às mulheres da cultura de Foz do Iguaçu. A ação faz parte da comemoração do aniversário dos 107 anos de Foz do Iguaçu, celebrado no dia 10 de junho.
A mostra foi organizada pela Secretaria de Direitos Humanos juntamente com a Biblioteca Municipal Elfrida Engel Nunes Rios e a Fundação Cultural. O objetivo é valorizar mulheres da cidade que dedicam à vida à música, ao artesanato, à comunicação e à escrita.
A diretora cultural da Fundação Cultural, Thaisa Praxedes, comentou sobre a dificuldade em selecionar apenas alguns artistas, em meio a tantas pessoas que contribuem com a cultura em Foz do Iguaçu. “O anseio por homenagear os fazedores de cultura do município, contemplando artistas e mestres dos saberes populares, é uma inquietação constante e complexa. São inúmeras pessoas que abrilhantam o cenário cultural e selecionar nunca é tarefa fácil. Nesta ação conjunta resolvemos iniciar o recorte com a homenagem a algumas mulheres.”
Foram homenageadas produtoras artísticas, escritoras, artesãs, cantoras, entre outras artes. “São algumas que representam as tantas valentes, talentosas e aguerridas mulheres de Foz do Iguaçu. Esperamos, com esta iniciativa, que os moradores de Foz conheçam um pouco mais de algumas fazedoras de cultura do município”.
A exposição terá duração de um mês do dia 21 de junho a 21 de julho. A visitação pode ser feita presencialmente na Biblioteca Municipal Elfrida, anexa ao prédio da Fundação Cultural, das 8h às 14h, ou virtualmente na página da Fundação Cultural (https://bit.ly/3xDc9z3).
Confira a lista das mulheres homenageadas:
Adriana Gomes – produtora artística e coreógrafa;
Carmen Barudi – escritora e produtora cultural;
Daniela Valiente – jornalista e artesã;
Emanuelle do Carmo Cândido – cantora;
Graça Paura – música, cantora e percussionista;
Izabela Fernandes Eurbela – trabalha com cultura popular de matriz africana, como pesquisadora, produtora e arte-educadora;
Lhaisa Andria – escritora, oficinas literárias e editoriais;
Maria Estela de Souza Pinto, a “Estela Rodrigues” – cantora, apresentadora e locutora de rádio;
Mirá Rocha – coordenadora de projetos da Casa do Teatro e diretora do Centro de Cultura Popular;
Railaine Santos – cantora, percussionista e cavaquinista;
Sandra Mara – professora de dança;
Shadia Scherer – trabalha com aulas e shows de dança do ventre e folclore árabe;
Sueli da Costa, a “Luanna da Costa” – cantora profissional;
Valentina Rocha Virginio – atriz, professora da rede municipal e arte educadora.