Objetivo é que elas integrem o programa para produção sustentável de peixes no Lago de Itaipu
Marize Gosmann e Maurício Savi procuraram o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) com interesse em fazer parte do programa para produção de peixes em tanque-rede no Lago de Itaipu. Assim, participaram do Curso Básico de Piscicultura nos dias 13 e 14 de maio em Missal, no Oeste do Paraná.
O curso promovido pelo CAPA envolveu três famílias pescadoras dos municípios de Missal e Mercedes. A atividade é pré-requisito para que elas integrem o programa Produção de Peixes em Nossas Águas, da Itaipu Binacional. O objetivo principal do trabalho é fomentar o desenvolvimento sustentável da piscicultura, conciliando eficiência produtiva e conservação ambiental.
Para Marize, pescadora em Missal, o cultivo de peixes em tanque-rede será um modo de desenvolver seu trabalho, assim como para Maurício, pescador e agricultor em Mercedes. “Sou pescador e vou me somar ao trabalho do meu sogro. A piscicultura será um incremento de renda para nosso trabalho na agricultura familiar”, disse Maurício.
Depois de finalizada esta fase de treinamento, serão encaminhados os pedidos da área aquícola individual. Então, as famílias estarão aptas a receber os tanques-rede e iniciar a produção.
Conteúdo
- Nos dois dias de curso, a assessora e o assessor do CAPA Micheli Becker e Vinícius Bridi explanaram sobre fisiologia dos peixes, alojamento, recria, engorda, custos de produção, plano de manejo, licenciamento ambiental e viabilidade econômica.
Nesta quinta-feira (20), técnicos da Itaipu farão o último módulo do curso, sobre abate e beneficiamento, na sede da empresa.
Parceria
- CAPA e Itaipu Binacional atuam em parceria na região Oeste do Paraná por meio de convênio contemplando Assessoria Técnica e Extensão Rural (Ater) para agricultoras e agricultores familiares, pescadoras e pescadores, com foco na produção sustentável