O feriado prolongado da Semana Santa e da Páscoa (de sexta-feira a domingo, 29 a 31 de março) lotou Foz do Iguaçu e contribuiu para um forte movimento nos principais atrativos turísticos do destino.
O Parque Nacional do Iguaçu, que registrou no primeiro trimestre do ano um aumento de 27% em comparação ao ano passado, recebeu mais de 5 mil visitantes acima da expectativa no período.
Os números também foram positivos no Complexo Turístico da Itaipu Binacional e no Marco das 3 Fronteiras, próximo ao encontro dos rios Iguaçu e Paraná.
O mês de março encerrou com o “feriadão” de Páscoa e reforçando o ano de 2024 como o da recuperação do turismo de Foz do Iguaçu no pós-pandemia, segundo perspectivas do prefeito Chico Brasileiro (PSD), empresários e autoridades do trade turístico local.
Leia também
O recorde histórico da visitação nas Cataratas do Iguaçu, termômetro do turismo da Tríplice Fronteira, foi registrado em 2019, com pouco mais de 2 milhões de ingressos.
Os números do primeiro trimestre no Parque Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina, confirmam estas perspectivas positivas. O atrativo recebeu 152.433 visitantes no mês de março.
O número representa um crescimento de 27% comparado com o do ano passado, quando 119.542 turistas visitaram as Cataratas do Iguaçu. O atrativo reuniu em março visitantes de 115 países e de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.
Meio milhão
Chegando ao final dos três primeiros meses do ano, a unidade de conservação já registrou a visita de 508.173 pessoas. O mês de maior visitação foi janeiro, pela alta temporada, com 214.868 turistas.
O movimento do primeiro trimestre de 2024 marca um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 465.803 visitantes.
Os cenários do Parque Nacional do Iguaçu encantam o mundo todo. Em março, 79.604 estrangeiros visitaram o Patrimônio Mundial Natural. Os vizinhos da Argentina seguem como os principais na lista, com 22.231 pessoas marcando presença.
Estadunidenses, paraguaios, espanhóis e alemães fecham o top 5. Para visitar o atrativo, é necessário adquirir o ingresso pelo site oficia. O parque abre todos os dias do ano.
Semana Santa
Nos três dias do calendário da semana santa, 30.476 foram até as Cataratas do Iguaçu, superando a expectativa de 25 mil turistas.
No período, de acordo com a concessionária Urbia + Cataratas, ingressaram 14.793 brasileiros de todos os estados do país e 15.683 estrangeiros de 72 diferentes nacionalidades.
O movimento foi na Sexta-Feira Santa, 29 de março, com 12.723 pessoas. No lado argentino das Cataratas do Iguaçu, com acesso por Puerto Iguazú, o feriadão registrou 28,1 mil ingressos.
O Complexo Turístico Itaipu, que é formado por atrativos na área de abrangência, entorno e dentro da barragem da usina, o movimento de turistas também apresentou números positivos.
Da Sexta-Feira-Santa ao domingo de Páscoa, os passeios receberam 5.922 visitas. O movimento foi quase 10% maior em comparação ao mesmo período de 2023, quando o turismo da usina registrou a entrada de 5.388 visitantes.
Em 2024, o passeio de maior procura foi o Itaipu Panorâmica, com 3.854 visitantes. O Itaipu Especial atendeu 763 visitas. Já o Itaipu Refúgio Biológico recebeu 613 turistas e o Itaipu Iluminada, 400.
O passeio especial Iluminação com jantar foi feito por 168 pessoas. Pela exposição do Ecomuseu passaram 124 visitantes. Informações das visitas no site.
O Marco das 3 Fronteiras recebeu 5826 pessoas no feriado prolongado de Páscoa. Durante três dias, moradores e turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo puderam desfrutar de dias mágicos no atrativo.
Em abril, o atrativo estará aberto de terça a domingo, das 14h às 21h. As entradas são vendidas preferencialmente on-line, no site. Também existe a opção de adquirir pessoalmente.