Feriadão de Páscoa contribui para um forte movimento em março nos atrativos de Foz

Mais de meio milhão de turistas visitaram as Cataratas nos primeiros 3 meses do ano, um quarto do recorde histórico da visitação antes da pandemia
WhatsApp
Facebook
Mais de meio milhão de turistas já visitaram as Cataratas no primeiro trimestre de 2024 Foto: Divulgação/ Urbia Cataratas

O feriado prolongado da Semana Santa e da Páscoa (de sexta-feira a domingo, 29 a 31 de março) lotou Foz do Iguaçu e contribuiu para um forte movimento nos principais atrativos turísticos do destino.

O Parque Nacional do Iguaçu, que registrou no primeiro trimestre do ano um aumento de 27% em comparação ao ano passado, recebeu mais de 5 mil visitantes acima da expectativa no período.

Os números também foram positivos no Complexo Turístico da Itaipu Binacional e no Marco das 3 Fronteiras, próximo ao encontro dos rios Iguaçu e Paraná.

O mês de março encerrou com o “feriadão” de Páscoa e reforçando o ano de 2024 como o da recuperação do turismo de Foz do Iguaçu no pós-pandemia, segundo perspectivas do prefeito Chico Brasileiro (PSD), empresários e autoridades do trade turístico local.

Leia também

O recorde histórico da visitação nas Cataratas do Iguaçu, termômetro do turismo da Tríplice Fronteira, foi registrado em 2019, com pouco mais de 2 milhões de ingressos.

Os números do primeiro trimestre no Parque Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina, confirmam estas perspectivas positivas. O atrativo recebeu 152.433 visitantes no mês de março.

O número representa um crescimento de 27% comparado com o do ano passado, quando 119.542 turistas visitaram as Cataratas do Iguaçu. O atrativo reuniu em março visitantes de 115 países e de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.

Meio milhão

Chegando ao final dos três primeiros meses do ano, a unidade de conservação já registrou a visita de 508.173 pessoas. O mês de maior visitação foi janeiro, pela alta temporada, com 214.868 turistas.

O movimento do primeiro trimestre de 2024 marca um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 465.803 visitantes.

Os cenários do Parque Nacional do Iguaçu encantam o mundo todo. Em março, 79.604 estrangeiros visitaram o Patrimônio Mundial Natural. Os vizinhos da Argentina seguem como os principais na lista, com 22.231 pessoas marcando presença.

Estadunidenses, paraguaios, espanhóis e alemães fecham o top 5. Para visitar o atrativo, é necessário adquirir o ingresso pelo site oficia. O parque abre todos os dias do ano.

Semana Santa

Nos três dias do calendário da semana santa, 30.476 foram até as Cataratas do Iguaçu, superando a expectativa de 25 mil turistas.

No período, de acordo com a concessionária Urbia + Cataratas, ingressaram 14.793 brasileiros de todos os estados do país e 15.683 estrangeiros de 72 diferentes nacionalidades.

O movimento foi na Sexta-Feira Santa, 29 de março, com 12.723 pessoas. No lado argentino das Cataratas do Iguaçu, com acesso por Puerto Iguazú, o feriadão registrou 28,1 mil ingressos.

O Complexo Turístico Itaipu, que é formado por atrativos na área de abrangência, entorno e dentro da barragem da usina, o movimento de turistas também apresentou números positivos.

Da Sexta-Feira-Santa ao domingo de Páscoa, os passeios receberam 5.922 visitas. O movimento foi quase 10% maior em comparação ao mesmo período de 2023, quando o turismo da usina registrou a entrada de 5.388 visitantes.

Feriadão de Páscoa contribui para um forte movimento em março nos atrativos de Foz

Em 2024, o passeio de maior procura foi o Itaipu Panorâmica, com 3.854 visitantes. O Itaipu Especial atendeu 763 visitas. Já o Itaipu Refúgio Biológico recebeu 613 turistas e o Itaipu Iluminada, 400.

O passeio especial Iluminação com jantar foi feito por 168 pessoas. Pela exposição do Ecomuseu passaram 124 visitantes. Informações das visitas no site.

Marco das 3 Fronteiras recebeu cerca de 6 mil visitantes na Páscoa
Páscoa no Marco das 3 Fronteiras Fotos: Diogo Justus, Maurício Henrique

O Marco das 3 Fronteiras recebeu 5826 pessoas no feriado prolongado de Páscoa. Durante três dias, moradores e turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo puderam desfrutar de dias mágicos no atrativo.

Em abril, o atrativo estará aberto de terça a domingo, das 14h às 21h. As entradas são vendidas preferencialmente on-line, no site. Também existe a opção de adquirir pessoalmente.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *