Mais de 14 mil pessoas foram na primeira edição do Ecofest no ano passado
O município de Ciudad del Este vai completar 67 anos no próximo dia 3 de fevereiro (sábado) e já tem o primeiro grande evento confirmado – a segunda edição do Ecofest, festival de música que este ano irá reunir artistas dos gêneros sertanejo e eletrônica. As apresentações, segundo a organização, vão invadir a madrugada do domingo (4 de fevereiro) e poderão ser vistas, além dos espaços pagos, gratuitamente do gramado e da área das barracas.
Destaca o GDia que em Ciudad del Este, um dos mais importantes centros comerciais do Paraguai e a capital do departamento de Alto Paraná. Sua emancipação ocorreu em 1957, nove anos antes da conclusão e inauguração, em 27 de março de 1965, da Ponte Internacional da Amizade, e ícone de integração dos povos da Tríplice Fronteira, incluindo Brasil e Argentina. No início, o povoado no entorno de um porto no rio Paraná, foi batizado de Flor de Lis, depois passou para Puerto Presidente Stroessner, ditador deposto em 3 de fevereiro de 1989.
No início, o município tinha um comércio incipiente. Com a construção da represa de Acaray, passou a se desenvolver. O boom social e econômico veio com as construções da Ponte da Amizade e da barragem da Itaipu Binacional, a partir da década de 1970 na área da vizinha Hernandárias. Hoje, são aproximadamente 400 mil habitantes residindo em Ciudad del Este, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas do Paraguai.
Leia também
- Wonder Park Foz celebra três anos e presenteia moradores e lindeiros
- Primeiro mutirão de combate à dengue do ano em Foz tem início na segunda-feira (22)
Comemorações
A programação comemorativa de Ciudad del Este tradicionalmente inclui desde eventos religiosos e artísticos a esportivos e culturais. O Ecofest chega este ano a segunda edição, com expectativa de atrair milhares de moradores locais, de cidades vizinhas e turistas de Foz do Iguaçu. Na primeira, mais de 14 mil acompanharam o evento que mantém sua essência, promovendo o compromisso com o meio ambiente com mensagens de consciência relacionadas ao seu cuidado e preservação.
Além disso, segundo a comissão organizadora, se destacará pela diversidade musical, com uma variedade que vai do sertanejo à música eletrônica. Os artistas confirmados até o momento são Bárbara Labres, Israel e Rodolfo, Ángeles de Charly e Rombai. As portas do estádio Antonio Aranda, do Club 3 de Febrero, serão abertas a partir das 16h do sábado e os espetáculos terão início às 18h, com previsão de se prolongar até às 04h do domingo.
Movimentação econômica
O Ecofest procura contribuir para a economia local através da promoção do turismo e da responsabilidade social através da incorporação de práticas ecológicas e do enriquecimento da cultura através de músicas e atividades que realçam a importância do cuidado ambiental, reforçam os organizadores.
Os setores de grama e barracas, como já ocorreu no ano passado, serão gratuitos, enquanto os espaços de lounge e VIP têm custo, assim como cabines ouro, prata e bronze. Os passes sem custos podem ser adquiridos no museu El Mensú, em Ciudad del Este. Para setores reservados, podem ser adquiridos na mesa de entrada da secretaria geral, das 07h30 às 14h30. Mais informações e ingressos no site www.allingressos.com.br/ecofest-sunset-2024.