A Federação das Empresas de Turismo do Estado (Feturismo) parabeniza a eleição, nesta segunda-feira (11), da desembargadora Lídia Maejima como primeira mulher na presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Lídia não era apontada como favorita. Nos bastidores, os mais cotados eram os desembargadores Jucimar Novochadlo e Ramon de Medeiros Nogueira, indicado do atual presidente, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.
“É um momento histórico para o Judiciário paranaense”, comentou Fábio Aguayo, presidente da Feturismo, entidade ligada a Confederação Nacional do Turismo (CNTur). “Mais uma vez o TJPR demonstrou ser um dos tribunais mais comprometidos com a valorização da mulher brasileira”, completou.
A desembargadora Lídia Maejima recebeu 74 votos contra 51 do segundo colocado, o desembargador Jucimar Novochadlo. Lídia Maejima passou para o segundo escrutínio com 33 votos — apenas um a mais que Ramon de Medeiros Nogueira e atrás de Novochadlo que alcançou 40 votos.
Leia também
No 2º turno, ela mais que dobrou a votação, atraindo eleitores dos demais concorrentes, dentre eles os de Joeci Machado Camargo, atual 1ª vice-presidente, que recebeu 20 votos. Na eleição, também ficou definido o desembargador Fernando Wolf Bodziak como corregedor do TJPR, com 69 votos. O segundo lugar ficou com Roberto Antônio Massaro.