Diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional acompanhou as comemorações cívicas ao lado do prefeito Chico Brasileiro e de outras autoridades
Primeiro diretor-geral brasileiro de Itaipu a fixar residência em Foz do Iguaçu (PR), o general Joaquim Silva e Luna acompanhou as comemorações pelos 197 anos da Independência do Brasil, no sábado (7), na Avenida Paraná, ao lado do prefeito do município, Chico Brasileiro, do diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), general Eduardo Castanheira Garrido Alves, entre outras autoridades civis e militares do Brasil, Paraguai e Argentina.
Silva e Luna hasteou a bandeira do Mercosul, na execução do Hino Nacional e do Hino da Independência, passou as tropas em revista, desfilou em veículo militar aberto e acompanhou toda a cerimônia no palanque principal. E não economizou elogios para definir a festa.
“Confesso que fiquei muito orgulhoso ao ver como Foz do Iguaçu celebra o Sete de Setembro”, afirmou, em entrevista à rede Costa Oeste News. “Especialmente, unindo as três fronteiras, com a presença de autoridades [dos três países], tropas militares, escolas, e toda a comunidade. A Avenida Paraná estava cheia do começo ao fim do desfile.”
Silva e Luna destacou ainda a forte participação de crianças e um “sentimento cívico pulsando no coração de todos”. “Acompanhei o desfile com muita alegria. Realmente, Foz do Iguaçu pode se orgulhar de tratar bem a sua juventude e pensar no futuro do nosso Brasil”, disse o diretor, responsável pela transferência do centro de comando da usina de Curitiba para Foz do Iguaçu.
O desfile cívico reuniu um público de aproximadamente 12 mil pessoas, de acordo com balanço divulgado pela prefeitura. Somente do desfile cívico participaram mais de 3.800 pessoas, incluindo alunos de escolas públicas e representantes de entidades civis e militares do Brasil, Paraguai e Argentina.
A prefeitura montou uma grande estrutura para receber o público, com arquibancadas e banheiros químicos. O tempo ajudou e a festa ocorreu sem problemas. O desfile contou com representantes de quase 50 instituições, entre elas, centros de educação infantil (CMEI), colégios estaduais, entidades assistenciais, clubes de serviços, escoteiros, Forças Armadas e órgãos de segurança.
Participação militar
Os militares reuniram mais de 650 pessoas, entre representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica e órgãos de segurança, de acordo com informações da Prefeitura. Participaram a banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, Capitania Fluvial do Rio Paraná, 1ª Companhia de Fuzileiros, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, Escola Militar de Monte (Exército da Argentina), Exército Paraguaio, Corpo de Bombeiros, Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e a Guarda Municipal.
Também houve o desfile mecanizado militar, com a participação das Forças de Segurança e órgãos como a Polícia Federal, Receita federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Depen, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Guarda Municipal e Samu.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,6 bilhões de MWh.
Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.