Mais uma ação de averiguação foi feita no último sábado, com a participação de diversos órgãos
Equipes das secretarias municipais da Fazenda e de Turismo e Projetos Estratégicos, Guarda Municipal, Foztrans, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar fizeram mais uma ação de fiscalização, no último sábado (17), na Avenida das Cataratas.
O objetivo foi verificar o cumprimento da lei municipal nº 5155/2022, que estabelece a obrigatoriedade da presença de guias de turismo para o acompanhamento de excursões que visitam os atrativos de Foz do Iguaçu.
Leia também
- PRF e Foztrans realizam fiscalização de veículos de transporte de passageiros no Aeroporto de Foz
- Gestores da cultura de todo o estado debatem em Foz a Lei Paulo Gustavo
Foram abordados 23 veículos, destes apenas dois não cumpriam a legislação e estavam desacompanhados dos guias. As empresas foram notificadas pela Secretaria Municipal da Fazenda.
O secretário municipal de Turismo, André Alliana, informa que, por enquanto, as operações integradas têm apenas caráter orientativo, a fim de conscientizar as empresas sobre a vigência da lei, mas aquelas que forem notificadas e reincidirem serão multadas.
A Lei nº 5.155/2022 foi formulada pela vereadora Anice Gazzaoui e sancionada pelo prefeito Chico Brasileiro, visando garantir o desenvolvimento do turismo de Foz do Iguaçu e beneficiando os quase mil guias que atuam na cidade. A regulamentação da profissão segue a determinação federal, do Ministério do Turismo.
Transporte de passageiros
Na mesma data, também na Avenida das Cataratas, em frente à Secretaria de Turismo, foi feita a fiscalização, por agentes do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu, para verificar o transporte de passageiros em veículos de turismo, táxis, aplicativos e também em transportes ilegais.
As secretarias de Turismo e de Segurança Pública, em conjunto com o Foztrans, têm traçado estratégias para combater o transporte ilegal e irregular de passageiros ao Aeroporto Internacional de Foz, com objetivo de garantir mais segurança aos moradores e turistas que visitam a cidade.