A RPC TV mostrou apresentou, durante a semana, uma série ressaltando os gastos das Câmaras Municipais com diárias de vereadores e servidores. As reportagens tiveram como base a investigação do Tribunal de Contas do Estado, mostrando que mais de R$ 13,2 milhões em 2019 foram pagos aos edis com esta justificativa.
O legislativo de Palmas, no Sudoeste, ficou na segunda posição, com um gasto aproximado de R$ 437 mil. Em meio as revelações que assustaram a população, a vereadora Jucelia de Oliveira Paim se destacou por apresentar gasto zero com esta finalidade.
É isso mesmo! Doutora Célia Paim, como é conhecida, está no segundo mandato recebido da população nas urnas e nunca lançou despesas como as denunciadas pela emissora de televisão. “É um compromisso do mandato”, reforça a vereadora, frente ao escândalo apresentado pelas reportagens.
Tecnologia aproxima
A vereadora se ampara na tecnologia e nos meios de comunicação para evitar a despesa extra. Os caminhos usados por ela vão do telefone, e-mail e o aplicativo de WhatsApp, que permitem a ela estar sempre a disposição da comunidade, sem se afastar do município, de aproximadamente 50 mil habitantes.
Nosso anseio é que os políticos criem uma conscientização com relação aos gastos dos recursos públicos desnecessários, afirma. De acordo com a Doutora Célia Paim, por mais que seja legal, isso acaba se tornando imoral.
“Palmas possui uma desigualdade social bastante visível e cada cidadão precisa fazer a sua parte para melhorar”, afirma. Os recursos não utilizados pela vereadora, acabam de certa forma revertidos em favor da comunidade.
Contexto
Célia Paim é Bacharel em Direito pelo IFPR Campus Palmas e iniciou sua carreira política em 2012, recebendo 608 votos para o primeiro mandato pelo PT. Até então, no legislativo, nunca havia sido eleito nenhum representante do partido, relembra.
No pleito de 2016, a vereadora concorreu a reeleição, recebendo 519 votos, desta vez pelo Partido da República (PR). “Desde o primeiro ano de mandato, utilizo racionalmente o recurso público, sem diárias para cursos. No Portal da Transparência consta 0,0 gastos neste ano de 2019”, ressalta Célia Paim.
Parabéns precisamos de pessoas consciente como a vereadora Célia.
PARABENS. Celia digna de todo elogio mas os demais nao tem vergonha na cara. Pela populacao nada fazem. Nao trazem uma empresa vergonha so sabem fezer. Mocao de aplausos kkkkk sinal de que nao sabem nada. Com todo o respeit a vc Celia mas seus companheiros sao vagabundos. Deq adianta dizerem que Palmas e uma cidad sentenaria se nao tem uma empresa de fora nao se ve empenho de vereador
Pra que vereadoe
Vereador
Parabéns Dr.Celia