O Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu realizou mais de 1,9 mil atendimentos de eleitores nos últimos 3 dias antes do encerramento do prazo final para fazer o alistamento, transferência ou revisão do documento e participar do pleito de outubro deste ano.
Os dados, referentes aos procedimentos realizados entre segunda e quarta-feira (6 e 8 de maio), foram divulgados nesta quinta-feira (09) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Em todo o estado, foram atendidos 93.735 eleitores.
Em números, foram atendidos 1.913 eleitores Foz do Iguaçu entre segunda e quarta-feira, quando terminou o prazo para regularizar o título de eleitor e participar das eleições de 6 de outubro, quando serão definidos prefeitos e vices e vereadores para o exercício entre 2025 e 2028.
Do total de atendimentos, 724 foram de alistamentos, sendo que a maioria de jovens de 16 e 17 anos que poderão votar pela primeira vez este ano.
Leia também
No período, foram ainda realizadas 502 transferências de domicílio ou seção eleitoral e promovida 687 revisões, sendo a maioria a biometria. De acordo com o TRE-PR, os dados consolidados com o perfil do eleitorado serão divulgados após o tratamento dos requerimentos, até 5 de junho.
Até o final de abril, Foz do Iguaçu tinha 203.215 eleitores aptos a votar em outubro. Destes, 186.720 (81,8%) já com biometria e 16.495 (8,1%) sem a biometria (registro da digital).
“As movimentações das inscrições e emissões novas realizadas nos últimos dias ainda precisam ser processadas no Cadastro Eleitoral”, reforçou a chefe do cartório Rejane Toffolo. Que ressaltou: “Ainda, estamos com as solicitações realizadas pela internet para analisar”. Para se ter uma ideia do volume de atendimentos, só no último dia, foram totalizados 786 pelo TRE-PR em Foz do Iguaçu, número abaixo das 848 senhas entregues.
Estadual
Nos três últimos dias do final do prazo para regularização da situação eleitoral, a Justiça Eleitoral do Paraná atendeu 93.735 eleitores nos 28 Fóruns do estado.
Serviços disponíveis
Com o fechamento do cadastro, não é possível tirar, transferir ou regularizar o Título de Eleitor. Esses serviços só serão retomados no dia 5 de novembro, no entanto as informações do cadastro eleitoral, como local de votação e situação eleitoral, podem ser consultadas pelo aplicativo e-Título. O Autoatendimento Eleitoral continua disponível para a emissão de documentos, pagamento de multas e verificação da situação eleitoral.
Caso a cidadã ou o cidadão necessite, no período em que o cadastro está fechado (até 5 de novembro), de uma certidão não disponível pelo Autoatendimento do Eleitor, deve entrar em contato com o Cartório Eleitoral, por meio do Disque-eleitor do TRE-PR (0800 640 8400) para receber orientações sobre como proceder.
Os eleitores que ainda não tenham biometria cadastrada e estão em situação regular poderão votar nas eleições de outubro, informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em caso de dúvidas, ligue para o Disque-eleitor do TRE-PR, pelo número 0800 640 8400 (ligação gratuita); ou converse pelo Multicanal via WhatsApp (41) 3330-8500.