Fórum Eleitoral reforça campanha para mesários voluntários no dia das eleições em Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook
Foto: Roger Meireles

O Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu está reforçando a campanha para voluntários que queiram atuar no dia das eleições municipais (15 de novembro). O foco da ação são jovens universitários que não estejam no grupo de risco do novo Coronavírus (Covid-19). Mais de 2,3 mil pessoas serão mobilizadas para garantir o direito ao voto de aproximadamente 200 mil eleitores da cidade e de Santa Terezinha.

As eleições 2020, para prefeito, vice e vereadores, serão diferenciadas devido a pandemia do novo Coronavírus. O primeiro turno do pleito foi adiado para o dia 15 de novembro como estratégia contra a propagação da doença. Os universitários que atuarem como mesários voluntários vão trabalhar, no dia da eleição, de 10 a 11 horas, mais o treinamento que irão fazer, terão benefício de 30 horas extracurriculares.

“Estamos reforçando a campanha do mesário voluntário, para aquela pessoa que não é do grupo de risco, que ela colabore, principalmente universitário que tem essa vantagem”, informa Nerli Vieira, Assistente da Central de Atendimento ao Eleitor. “Então, quem se voluntariar, tem vários endereços que pode mandar seu contato para que ele colabore, para que a sociedade possa exercer o direito de votar”, explicou.

De acordo com Nerli, após o primeiro contato, a Justiça Eleitoral convoca o mesário. “Esse voluntário faz toda a diferença, é aquela pessoa que colabora para que a sociedade possa exercer o seu direito de votar. Então pode entrar em contato conosco e também nas universidades”.

Para sensibilizar os estudantes do ensino superior, o Fórum Eleitoral criou o projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral. “Muitas de Foz do Iguaçu estão aderindo, para que o universitário tenha a vantagem das horas extracurriculares trabalhadas na eleição”, explicou a assistente da Central de Atendimento ao Eleitor.

Grupos de risco

Diferentemente das eleições anteriores, a Justiça Eleitoral este ano está priorizando voluntários mais jovens, uma vez que grande parte dos mesários que já atuaram, fazem parte dos grupos de risco. “Será uma contribuição do universitário. Quem não é do grupo de risco estará contribuindo na transparência do processo eleitoral, cuidando das sessões para que cada pessoa possa exercer seu direito de votar”.

Nerli apela aos mesários que trabalharam em 2018 e ainda não foram convocados, para entrar em contato e verificar a situação. “Às vezes o número dele pode estar desatualizado. Se ele quer trabalhar, entre em contato”, completou ela, informando os telefones de contatos que podem ser acionados por Whatsapp – (45) 3522-3064, 3522-3142, 3522-7409, 99118-0642 e 99137-9360.

Exército

O Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu vai mobilizar 2,3 mil mesários e agentes de apoio para trabalhar nas eleições, no dia 15 de novembro. Os convocados irão receber aproximadamente 200 mil eleitores, somando os de Santa Terezinha de Itaipu cadastrados na 46ª e 147ª zonas eleitorais.

Ao todo, o Fórum Eleitoral terá 475 seções distribuídos nos 63 locais de votação de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. Cada equipe é formada por quatro mesários: presidente, primeiro e segundo mesários e secretário. Se somam ainda secretários dos locais de votação, transmissores, junta eleitoral, entre outros.

Benefícios dos mesários

– Dispensa do serviço pelo dobro de dias trabalhados como mesário
– Auxílio-alimentação para o dia da eleição
– Crédito em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior
– Vantagem de desempate em concursos públicos (se houver previsão em edital)
– Isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais.

Por: GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *