Foz do Iguaçu vai receber, de 6 a 8 de março, o Fórum Estadual de Planejamento e Gestão. O evento, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) e Paraná Projetos, tem apoio da Conseplan, Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Assembleia Legislativa do Paraná e Celepar.
“O Fórum vai servir para que a gente possa estar na mesma sintonia em fazer planejamento a longo prazo, em observar indicadores e ações de gestão e para que consigamos melhorar a máquina pública, que possa ser mais eficiente e leve benefícios ao cidadão do Paraná”, disse o Secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva.
Guto Silva disse ainda, que a ideia do encontro é trazer os municípios para poder compartilhar metodologias que envolvem inteligência artificial na gestão pública, ranking de competitividade dos estados e, agora, dos municípios, e como funcionam esses indicadores.
Leia também
“Esse trabalho de formação de líderes públicos, prefeitos, vice-prefeitos, secretários de planejamento, vai contribuir para que esses gestores tenham mais informações – e mais criteriosas – sobre gestão e indicadores, para que possam trabalhar focados em evidências e buscando soluções para problemas comuns aos municípios e ao Governo do Estado. Um Estado forte, firme e justo exige trabalho colaborativo com as prefeituras do Paraná”.
Programação
Na programação, o destaque fica com a palestra do economista Ricardo Amorim, que falará sobre Planejamento e Sustentabilidade – Criando Valor a longo prazo para o Paraná, na tarde da quinta-feira (7).
A abertura do evento será realizada por Tadeu Barros, do Centro de Lideranças Públicas, que vai explanar sobre os Dados e Evidências na Gestão Pública – Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado por essa organização suprapartidária.
Dois painéis serão realizados ao longo do evento, o primeiro deles com o tema Planejamento em Ação – Conhecimento e Prática para o desenvolvimento das cidades, que além de Tadeu Barros, contará com o Secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva e Caio Marini, da Fundação Dom Cabral. A mediação será feita por Patrícia Becker, da mesma fundação.
O segundo painel, com o tema Planejamento Público e Tecnologia, será mediado por Guto Silva e terá a composição de Ronan Damasco, da Microsoft, Ilson Bressan, da Valid, Gustavo Garbosa, da Celepar, Marcelo Rangel, da Secretaria de Inovação Modernização e Transformação Digital, e Gabrielli Costa Oliveira, da Xertica/Google Cloud.
Para finalizar o evento, três palestras serão realizadas com foco no tema Comunicando resultado na Gestão Pública, com participação de Cleber Mata, Secretário de Comunicação Social do Paraná, Matheus Zica, da PlanoE Comunicação, e Jader França, da Mosh Brasil.
O fórum será realizado no Rafain Palace Hotel.