A construção da Itaipu Binacional mobilizou aproximadamente 35 mil trabalhadores no auge da obra da barragem no leito do rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai, inaugurada no dia 5 de maio de 1984.
A execução da estrutura, um marco da engenharia mundial, exigiu muita dedicação e especialmente sincronismo em ambas as margens do rio e também dos personagens envolvidos: os trabalhadores.
A foto que ilustra este post, que integra o acervo do grupo “ITAIPU BINACIONAL Fotos da Usina” no Facebook, mostra um pouco deste trabalho conjunto, são armadores que carregam junto uma barra de ferro, usada na construção das paredes que seguram as águas do Paranazão.
Leia também
A imagem, veiculada pelo administrador do grupo João Luiz Thomazi, ganhou engajamento especial de quem dedicou parte da vida nesta construção.
“Eu trabalhei aí na fundação da Área de Montagem Direita a minha Equipe tá aí nesta turma de Armadores!”, revelou o internauta Ari de Liz.
Que completou: “Chefia de Cessão Moacir Cezar da Vitória José Maria de Carvalho Joel Feitor de soldador PH quem lembrar de mais coloca aí!”.
“10 pessoa carrega uma barra de 40 mm de 11 mt”, ressaltou Orestes Pisaia na mesma postagem da foto resgatando este momento emblemático na história da usina.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz
