Os novos voos que ligam o Paraná aos estados do Ceará, Distrito Federal e Rio de Janeiro, sem escalas, já estão disponíveis para compra nas companhias aéreas Gol e Latam. As operações foram anunciadas no primeiro semestre de 2025 e visam ampliar a conectividade e impulsionar o turismo no Estado.
As novas rotas fortalecem a captação de visitantes das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, impactando diretamente o setor turístico paranaense. Os voos do Ceará e do Distrito Federal conectam Fortaleza e Brasília, respectivamente, ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Já a ligação com o Rio de Janeiro tem como destino o Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba.
Além dos voos nacionais, o Paraná mantém sete operações internacionais diretas. Pelo Aeroporto Afonso Pena, é possível viajar sem escalas para Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Lima (Peru), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). Já pelo aeroporto de Foz do Iguaçu, há rota direta para Santiago.
Leia também
A operação entre Fortaleza e Foz do Iguaçu terá início em novembro de 2025, com frequência semanal aos sábados e duração aproximada de 4h20. Na data desta segunda-feira (11), as tarifas estavam em torno de R$ 750,00. De acordo com Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná, “a nova rota direta de Fortaleza vai fomentar a economia local e será a porta de entrada para turistas nordestinos conhecerem Foz do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, recentemente eleita como o principal atrativo turístico do Brasil e da América do Sul pelo TripAdvisor”.
As ligações entre Brasília e Foz do Iguaçu e entre o Rio de Janeiro e Curitiba estão previstas para outubro deste ano. O voo Brasília–Foz terá duração média de 2h10, enquanto a operação Rio de Janeiro–Curitiba deve durar cerca de 1h20.
A ampliação da malha aérea é resultado de uma política do Governo do Estado, por meio da Invest Paraná e da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), que busca aumentar a oferta de voos e a competitividade dos aeroportos paranaenses.
No primeiro semestre de 2025, os dois principais terminais aéreos do Paraná receberam mais de 4 milhões de passageiros, crescimento de 18,2% em relação ao mesmo período de 2024. O Aeroporto Afonso Pena respondeu por aproximadamente 3 milhões de passageiros, distribuídos em mais de 31 mil operações. Já o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu atendeu mais de 1 milhão de viajantes, em cerca de 9 mil embarques e desembarques.
Segundo Vinícius Bueno, gerente do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, “com essas operações, o aeroporto se torna uma opção mais ágil para turistas de outras regiões do Brasil conhecerem a Tríplice Fronteira e o Paraná como um todo. Com as novas rotas, o terminal encerrará 2025 com ligações diretas para seis capitais brasileiras”.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz