Fruto do bom movimento de férias, o setor de serviços foi o que mais se destacou, sendo responsável por quase todas as oportunidades ofertadas no período
Sinalizando um bom cenário para a economia, Foz do Iguaçu começou o ano de 2023 com a abertura de 310 vagas de emprego no mês de janeiro. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O corresponde a diferença entre 3.394 contratações, frente a 3.084 demissões.
informa o GDia que com o bom resultado, a cidade conquistou novamente um posto entre as dez cidades do Paraná que mais geraram oportunidades no primeiro mês do ano, ficando atrás apenas de Londrina, que abriu 842 postos de trabalho; Pinhais (+776), Toledo (591), Cascavel (+556), Curitiba (497) e São José dos Pinhais (+390).
Leia também
- Café com Teatro acontece neste domingo (12) na Praça da Paz em Foz
- Prefeitura de Foz realiza mutirão, mas combate à dengue depende da coletividade
Fruto do bom movimento de férias, o setor de serviços foi o que mais se destacou, sendo responsável por quase todas as vagas abertas no período (319). O segundo lugar ficou com a construção civil, que abriu 87 contratações e caminha para uma nova retomada e avanço de obras depois de alguns meses de estagnação.
A indústria também abriu oportunidades em Foz, ofertando 33 vagas. Apenas o comércio sofreu prejuízo considerável, com a perda de 126 postos de trabalho com carteira assinada. Este cenário, entretanto, pode mudar em breve já que as datas festivas como a Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais costumam movimentar o comércio e, consequentemente, ajudam a expandir a oferta de trabalho.
No ano passado Foz criou um total de 2.881 empregos, sendo estes o resultado de 37.002 contratações, ante 34.121 demissões. Embora positivo, o volume ficou bastante abaixo do que foi registrado em 2021, quando o ano terminou com mais de 4,2 mil contratações formais.
O resultado foi uma consequência de diversas oscilações durante o ano, que começou de forma positiva, mas também apresentou meses com grandes perdas. O mais significativo foi em dezembro, que encerrou mais de 700 vagas, muitas delas oriundas de contratações temporárias para atender a demanda de Natal e Ano Novo.
Empregos no Estado
O Paraná abriu o ano com 6.369 novas vagas de emprego com carteira assinada.O saldo do mês é resultado da diferença entre as 145.339 admissões e 138.970 demissões no período.
Cenário no Brasil
No Brasil, o saldo foi de 83.297 postos de trabalho formais, sendo que 16 das 27 unidades da federação fecharam o mês com resultados positivos.Na divisão por ramos de atividade, quatro dos cinco setores pesquisados criaram empregos formais em janeiro.
A estatística foi liderada pelos serviços, com a abertura de 40.686 postos, seguido pela construção civil, com 38.965 postos a mais. Em terceiro lugar, vem a indústria (de transformação, de extração e de outros tipos) com a criação de 34.023 postos de trabalho.
O nível de emprego aumentou na agropecuária, com a abertura de 23.147 postos. Somente o comércio, pressionado pelo fechamento de vagas temporárias típico do início de ano, extinguiu empregos com carteira assinada no mês passado, com o fechamento de 53.524 vagas.