A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) anuncia a realização do XXIII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), que acontecerá de 25 a 28 de agosto de 2026, no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu (PR), pela segunda vez consecutiva. A escolha de Foz do Iguaçu e do Rafain, que conta com ampla infraestrutura e localização estratégica aos principais pontos turísticos da cidade, reforça o compromisso da Abrates em oferecer conforto e praticidade aos participantes.
A edição de 2026 tem como tema central “Sementes: alicerces para ciência, tecnologia e produção”, refletindo o papel das sementes como base para a inovação, o avanço tecnológico e a produção sustentável no agronegócio brasileiro.
Reconhecido como um dos mais relevantes fóruns de atualização científica e debate técnico do setor, o CBSementes reunirá especialistas, pesquisadores, profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação e empresas que integram toda a cadeia produtiva de sementes.
Realizado a cada dois anos, o congresso tem como propósito promover o intercâmbio de conhecimento, apresentar os avanços científicos e tecnológicos mais recentes e fortalecer a integração entre pesquisa, indústria e campo.
O setor de sementes movimenta cerca de R$ 38 bilhões por ano no Brasil, evidenciando sua força econômica e científica.
“Mais do que um simples insumo, a semente é o elo entre a ciência, a tecnologia e a produção. É o alicerce de um setor que garante segurança alimentar, competitividade e sustentabilidade ao agronegócio brasileiro”, afirma Fernando Henning, presidente da Abrates.
Ele destaca que o desenvolvimento de uma semente de qualidade é fruto de anos de pesquisa e dedicação científica. “É o resultado de décadas de trabalho e o ponto de partida para alimentar o mundo com responsabilidade e inovação. As sementes continuam firmes como alicerces da ciência, da tecnologia e da produção que movem o campo, mas que também alimentam as cidades”, acrescenta Henning.
A exemplo das edições anteriores, o CBSementes 2026 apresentará novidades e uma programação abrangente, composta por palestras, painéis, sessões pôster com trabalhos científicos e um showroom tecnológico, reunindo empresas de referência nos segmentos de sementes, insumos, máquinas, equipamentos, tecnologia e áreas correlatas.
Além da programação, a grandeza do evento se reflete também na realização da reunião das Comissões de Sementes e Mudas e na promoção de quatro simpósios temáticos que ocorrem paralelamente. Os simpósios reforçam a diversidade e a profundidade das discussões do CBSementes: XVII Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes, XIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, VI Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras e o II Simpósio de Análise de Sementes.
“Reconhecidos pela qualidade dos palestrantes e pelo alto nível dos debates, nossos congressos atraem público nacional e internacional. Além dos simpósios que complementam o CBSementes, o encontro contará com amplo espaço para integração entre os diferentes elos do setor e um showroom destinado à exposição de produtos e soluções inovadoras”, afirma Henning.
No próximo ano, a Abrates iniciará o período de inscrições para submissão de trabalhos científicos, abrindo espaço para a divulgação de pesquisas e inovações que impulsionam o setor.
Sobre a ABRATES
Fundada em 1970, a ABRATES é uma associação sem fins lucrativos dedicada ao avanço da tecnologia de sementes no Brasil. Acreditamos na semente como vetor de inovação e elo entre a pesquisa e o campo – o primeiro passo para uma lavoura bem-sucedida. Promover a produção científica, difundir resultados de pesquisa e capacitar profissionais da cadeia sementeira estão entre nossos principais objetivos.

Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz


