Foz Conhecendo Foz será lançado neste sábado (16). Morador, veja como fazer os passeios sem custos

WhatsApp
Facebook

Programa vai proporcionar visita aos atrativos turísticos exclusivamente aos moradores de Foz do Iguaçu; Agendamento poderá ser feito pelo telefone 156

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu dará início neste sábado (16) ao Programa Foz Conhecendo Foz, com a oferta de passeios turísticos para os moradores.

Voltado ao resgate socioeconômico e fomento do turismo, o Programa Foz Conhecendo Foz contempla a geração de renda para guias de turismo e transportadores turísticos e escolares que tiveram suas atividades impactadas pela pandemia da Covid-19. Ao mesmo tempo, proporciona experiências aos moradores como àquelas que turistas apreciam ao visitar a cidade.

Os passeios serão gratuitos, ofertados em parceria com os atrativos. Para agendar a visita, o morador deverá ligar para o 156, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14 horas. Serão disponibilizados passeios para o Parque Nacional do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras, Itaipu e Ecomuseu.

“Uma equipe organizada pela Secretaria de Turismo vai atender a ligação e agendar o passeio de interesse do morador. No ato de agendamento, serão solicitados documentos pessoais e serão determinados data, horário e o ponto de encontro, que poderá ser um equipamento público no bairro onde reside o munícipe, como escola ou CMEI. Conforme o edital de chamamento público do Programa, no momento do embarque para o passeio, cada morador deverá apresentar ao guia de turismo o documento de identificação pessoal e o comprovante de residência”, explicou o coordenador do programa, Leandro Vandré Heineck.

Já em relação aos profissionais que prestarão os serviços em campo, até agora foram cadastrados 173 guias de turismo e 121 transportadores turísticos e escolares. As inscrições seguem abertas na sede da Prefeitura, na Praça Getúlio Vargas, nº 280, Centro, no horário das 8h30 às 14h.

Para participar da ação, os trabalhadores deverão comprovar a aquisição de conhecimento técnico, histórico e cultural. Eles também assinarão termos de compromisso de atendimento a todas as medidas sanitárias e protocolos de segurança que estão sendo recomendados pela legislação, a fim de garantir a segurança contra a COVID-19. Os guias de turismo, autônomos ou pessoa jurídica, também deverão ter o cadastro ativo no CADASTUR.

“É uma ação estratégica que vai gerar renda aos trabalhadores, mas também cria a valorização, o conhecimento e o pertencimento da população com a cidade”, comentou o Secretário de Turismo, Paulo Angeli.

O Programa Foz Conhecendo Foz é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, com apoio do Legislativo e das categorias representativas, como a LIGUIA (Liga Independente dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu), COOTTRAFOZ (Cooperativa de Transporte e Turismo Alternativo), SINPROVETE (Sindicato dos Proprietários de Veículos no Transporte Escolar Foz do Iguaçu) e parceria com as instituições responsáveis pelos atrativos, quais sejam o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Itaipu Binacional e Cataratas do Iguaçu S/A.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *