Foz do Iguaçu está investindo na ampliação de sua malha aérea como estratégia para fortalecer o turismo e atrair novos voos. A cidade contratou o especialista Gianfranco “Panda” Beting, um dos fundadores da Azul Linhas Aéreas, para atuar como consultor na captação de novas rotas. A iniciativa é financiada pelo Fundo Iguaçu e conta com apoio da Gestão Integrada do Turismo.
Durante a WTM São Paulo, um dos maiores eventos de turismo do Brasil, representantes de Foz se reuniram com executivos da Azul, Gol e Latam para reforçar o potencial do destino e manter um canal direto com as principais companhias aéreas do país. O objetivo é ampliar a conectividade aérea da cidade, facilitando o acesso de turistas e diversificando a oferta de voos.
Leia também
O esforço para melhorar a infraestrutura inclui ainda a modernização do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que recebeu investimentos de R$ 396 milhões da CCR Aeroportos, concessionária responsável pela administração do terminal desde 2022. As obras foram entregues em janeiro com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e geraram cerca de 1,7 mil empregos diretos.
Entre as melhorias estão a ampliação do terminal de passageiros, a nova área de check-in com mais de 30 balcões, esteiras de bagagem automatizadas, novas salas de embarque doméstico e internacional e a construção de três novos pátios com capacidade para até 13 aeronaves. Também foram adequadas as áreas de escape da pista, construído um novo terminal de cargas e inaugurados novos espaços de alimentação e comércio.
A CCR Aeroportos ainda deve concluir até março a homologação da ampliação da pista de pouso e decolagem em 600 metros. Com a nova extensão de 2.800 metros, o aeroporto terá a segunda maior pista do Sul do Brasil, atrás apenas do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O investimento adicional é de R$ 20 milhões.