O desempenho é reflexo de um cenário econômico em expansão, impulsionado pelo aumento de empreendimentos no município. Foram abertas 5.941 empresas nos seis primeiros meses do ano, quase 20% a mais do que em 2024. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Diretoria de Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura.
Mesmo considerando as demissões, o saldo foi positivo: 1.677 novos postos de trabalho criados. “Os empreendedores estão enxergando cada vez mais potencial na cidade, e isso se traduz em novas oportunidades. Algumas vezes, até temos dificuldade para encontrar mão de obra”, explica o secretário da pasta, Edinardo Aguiar.
Na prática, a Agência do Trabalhador oferece diariamente uma média de 500 vagas em dezenas de funções. Para facilitar as contratações, a unidade tem promovido mutirões de emprego em parceria com empresas e levado o atendimento itinerante a bairros, como ocorreu em julho na Paróquia São Pedro, em Três Lagoas.
Leia também
Além de aproximar empregadores e candidatos, a agência também investe em capacitação profissional, por meio de cursos realizados com o Senai e o Senac. “O setor da construção civil, por exemplo, está com muitas oportunidades, mas ainda enfrenta falta de mão de obra qualificada. Estamos fazendo uma força-tarefa para atender a demanda”, afirma a diretora Catia Fritzen.
O otimismo é grande para os próximos meses. Segundo o secretário Edinardo, o segundo semestre costuma apresentar números ainda melhores. “Nossa estimativa é encerrar 2025 com crescimento superior a 15% nas contratações, consolidando o avanço econômico de Foz do Iguaçu”, projeta.
Fonte: Portal da Cidade
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz