Foz do Iguaçu é exemplo ao Paraná, diz chefe da Casa Civil

WhatsApp
Facebook
Foto: Christian Rizzi

Após vacinação e cuidados com a saúde, as ações de governo estadual priorizam a criação de empregos através de investimentos públicos e privados

O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva, disse nesta terça-feira, 17, que Foz do Iguaçu é exemplo ao Paraná pelo conjunto de obras que está realizando, o que contribui de forma significativa na criação de empregos a curto prazo. Guto Silva destacou ainda o desempenho na vacinação que já está na faixa etária e bom desempenho do Estado na execução dos investimentos públicos mesmo em tempos de pandemia.

“A grande preocupação agora é com a vacinação e depois passa a ser a economia. Estamos falando do emprego, renda, do prato de comida dentro de casa. Estamos desenvolvendo ações para preservar o emprego no Paraná. Uma das estratégias é fazer com que o Estado continue fazendo investimentos públicos. Vou dar um exemplo: Foz do Iguaçu de forma emprega mão de obra a curto prazo. Isso ajuda a economia girar”, disse Guto Silva em entrevista à Rádio Cultura..

Entre os investimentos na cidade, Guto Silva aponta o acerto nas parcerias entre a prefeitura, os governos estadual e federal e a Itaipu Binacional, que estão realizando o conjunto de obras públicas de pequeno, médio e grande porte. O chefe da Casa Civil disse ainda que o Estado, por um lado, aperta os freios da máquina pública para sobrar mais recursos para manter os investimentos públicos em todas as regiões do Paraná.

As obras públicas realizadas pelas parcerias em Foz do Iguaçu já superam R$ 1 bilhão em investimentos e estão criando cerca de 2,5 mil postos de trabalho.

Empregos

Os números apresentados pela economia, segundo Guto Silva, deixam animados todos do governo do Estado. “O Paraná bateu o recorde dos últimos 10 anos, foi o melhor semestre de contratação por carteira assinada. O comércio já está batendo 9% de crescimento, a indústria está em 8,7%. É um crescimento maior que a indústria chinesa”, disse.

No último semestre, foram abertas 103.432 vagas com carteira assinada no Estado, número muito superior ao registrado entre janeiro e maio de 2020, durante o momento mais restritivo da pandemia, que teve saldo negativo de 47.696 vagas.

Neste momento de pandemia e de muita dificuldade, o chefe da Casa Civil aponta o ambiente do agronegócio que puxa os bons resultados da economia paranaense. “Esse ambiente e com o investimento público trouxe mais de R$ 30 bilhões de investimentos privados que vão garantir emprego e a tranquilidade para a população”.

“Agora com a vacinação ampliada – a preocupação era com a saúde, com os leitos de UTI, – agora passa ser se a família vai ter renda ou se vamos ter emprego. As ações do governo são nesse sentido de casar o investimento público com o privado e desta forma garantir à população a alternativa de trabalho”, completou.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *