Foz do Iguaçu espera vacinar população adulta até agosto

WhatsApp
Facebook
Foto: AMN

A Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar contra a covid-19, até o início de agosto, toda população adulta de Foz do Iguaçu, acima de 18 anos. A projeção tem como base as doses extras de imunizantes enviadas pelo Ministério da Saúde às cidades fronteiriças, mais as remessas semanais, afirma a secretária Rosa Maria Jerônymo.

Foz do Iguaçu recebeu na sexta-feira (16), mais de 37,8 mil doses, o que garante a imunização da população geral com 30 anos ou mais. É a primeira remessa de 45 mil doses extras encaminhadas às cidades de fronteira (incluindo Guaíra, Santo Antônio do Sudoeste e Barracão, no Paraná). Um segundo lote de 45 mil imunizantes deve chegar nos próximos dias.
Com a remessa, a Secretaria de Saúde registrou um novo recorde de vacinação contra a covid-19. No sábado e no domingo (17 e 18, respectivamente), foram aplicados 19 mil imunizantes. “Se recebermos as vacinas conforme planejado, vacinamos toda a população adulta, acima de 18 anos, até o final do mês, no mais tardar na primeira semana de agosto”, afirma Rosa Jeronymo.

Imunização

A secretária acredita que o lote recebido possibilita a imunização de todas as pessoas acima de 30 anos. Recebendo o mesmo quantitativo na segunda remessa programada, será possível vacinar todos de 20 à 30 anos. “Então, se ficar faltando mil a duas mil doses, e a gente continuar recebendo aquele quantitativo semanal, vamos vacinar toda nossa população adulta”, ressaltou.

De acordo com Rosa Jeronymo, é importante informar à população que as vacinas recebidas são doses extras. O pedido para remessa maior aos municípios da faixa de fronteira foi feito em fevereiro pelo o prefeito Chico Brasileiro, vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos para as Cidades Fronteiriças.

“Vamos vacinar toda nossa população adulta, a não ser que a vacina não chegue. Mas acredito que chegue porque o ministro da Saúde (Marcelo Queiroga) autorizou. Isso foi aprovado e amplamente divulgado e tivemos essa garantia na reunião em Brasilia semana passada”, disse a secretária.

Contexto

Para esta segunda (19), além da primeira dose, a Secretaria pretende vacinar quatro mil iguaçuenses com a segunda dose. Desde o início da Campanha de Imunização, a cidade recebeu 215.331 vacinas, de acordo com o Painel de Vacinação. Destas, 177.704 haviam sido aplicadas até o ontem (18) – 136.327 da primeira dose, 34.981 segunda dose e 6.390 de dose única.

Sobre os números do final de semana, Rosa Jeronymo lembra que há duas semanas foram aplicadas seis mil doses. “Achávamos que estava no nosso limite. Hoje (sábado) estamos aplicando 12 mil e digo para a equipe que isso é um recorde que estamos batendo”, ressaltou.

“Com a chegada dessa quantidade de vacinas, tínhamos que organizar uma logística”, disse. Devido a grande procura, e para não atrapalhar a rotina da semana, a Secretaria abriu para vacinação no domingo, pela primeira vez. Para garantir a aplicação dos imunizantes, 29 unidades de saúde ficaram abertas. “Ao longo da semana concluímos esse quantitativo de doses”.

O planejamento é que até quinta (22) todas as doses recebidas sejam aplicadas, adiantou. De acordo com a secretária, chegando mais, até o final do mês será possível vacinar toda população acima de 18 anos com a primeira dose. “Isso é um ganho fantástico, que vai de verdade possibilitar que a gente dê novos rumos para a cidade”.

Cirurgias eletivas

Rosa Jeronymo lembra que a Secretaria prepara a retomada das cirurgias eletivas. “Tivemos reunião com o pessoal do Hospital Municipal, já estamos com as coisas encaminhadas”, afirmou. Nesta segunda está prevista a realização de 12 cirurgias no Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, do Porto Meira. “Então, a gente já começa esse processo e a tendência é de que as coisas realmente tomem outro nível a partir de agora”.

As cirurgias estavam suspensas desde março de 2020 por causa da pandemia. Com a retomada, o município prevê que sejam realizadas 300 por mês. Com a mudança, procedimentos de baixa e média complexidade serão feitos no Poliambulatório. As cirurgias de alta complexidade serão no Hospital Municipal.

Rosa Jeronymo destaca outro projeto da Secretaria, que leva atendimentos médicos às áreas rurais de Foz. A Unidade Campestre tem novo cronograma de cobertura em julho e já passou pelo Lote Grande, Remanso Grande e Arroio Dourado. O consultório móvel funciona das 8h às 12, com atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem.

De 20 a 22 (terça a quinta), o atendimento será no Aparecidinha e de 27 a 29 a unidade chega até o Alto da Boa Vista. “Temos tido muito sucesso com essa iniciativa e já estamos estudando ampliá-la, para levar o atendimento a mais regiões. Sabemos da importância da atenção primária para a garantia da saúde da nossa população”, destacou Rosa.

Outro programa realizado pela Secretaria de Saúde é o Consultório na Rua, que garante acesso da população em situação de vulnerabilidade aos serviços de saúde. A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Assistência Social e apoio da Unila (Universidade Federal da Integração Latino Americana).

As informações são de GDia.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *